NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Dia Nacional da Ética (02/05): qual a importância dos valores éticos na sociedade?

Em ano de corrida eleitoral, entender a importância de valores éticos e como eles se relacionam com o contexto empresarial é urgente

02/05/2022

Compartilhar

No dia 02 de maio é comemorado o dia Nacional da Ética. Mas você sabe qual a importância dos valores éticos na sociedade?

O comportamento ético social se baseia na forma como os indivíduos atribuem o que é aceitável ou não, a partir de princípios orientadores para as relações sociais, além de fornecer uma estrutura para assegurar que toda a sociedade possua os mesmos direitos e deveres.

Ao pensar no contexto empresarial, as normas e regras estão amplamente evidenciadas nos códigos de conduta da organização, mas levam em consideração a ética social, que deve ser implementada na cultura da organização.

Ao aplicar a ética na cultura organizacional, a imagem empresarial se torna mais transparente e consolidada diante do mercado, atribuindo assim a boa reputação da empresa diante da sociedade.

No período de eleições, as discussões sobre a ética empresarial passam a ter uma importância e uma abrangência ainda maior, para que a atuação e políticas estejam em conformidade com as leis e questões ética no ambiente de negócios

Logo, é preciso lembrar do papel das empresas nas eleições, e mais do que isso, identificar qual o comportamento ético que devem adotar e também promover em suas relações, seja entre o público interno, ou externo.

Para auxiliar as empresas na promoção e adoção de práticas empresariais éticas e responsáveis, especificamente em ano eleitoral, o Ethos vem realizando desde 2002, a publicação da Cartilha sobre as Responsabilidades das Empresas no Processo Eleitoral.

Este ano iremos atualizar esta publicação, visando auxiliar as empresas a se posicionarem de forma ética e transparente em ano eleitoral, bem como apoiar a sociedade em um debate fundamentado nos pilares da ética.

Todas as edições da cartilha estão disponíveis no site do Ethos

O Ethos acredita que as nossas ações devem estar alinhadas a comportamentos éticos como meio de alcançar um desenvolvimento sustentável e colaborar com práticas socialmente responsáveis.

Reafirmamos a importância de reconhecer esta data como um marco para o aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais cada vez mais íntegras, inclusivas e resilientes.

 

Por: Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade e Karoline Santos Oliveira, estagiária em Práticas Empresariais e Políticas Públicas, ambas do Instituto Ethos.

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.