NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Diretor da Alcoa diz por que apoia a Conferência Ethos

16/09/2014

Compartilhar

“A Alcoa reconhece nesse ambiente seus valores na busca por soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável”, afirma João Batista Menezes.

No segundo dia da Conferência Ethos 2014, a Alcoa vai oferecer a atividade “O Jogo das Externalidades e o Valor das Empresas”, na qual será discutido o desafio que as externalidades impõem à monetização dos elementos tangíveis e intangíveis da atividade econômica, na medida em que isso afeta o valor financeiro das organizações, tanto nos seus balanços quanto nos processos de fusão e aquisição.

O debate contará com a participação de Carlos Alberto Moreira Lima Júnior, sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados e especialista em fusões e aquisições, Roberto Waack, diretor da Amata, e Sérgio Mindlin, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.

Para saber sobre o apoio da Alcoa à Conferência e a essa atividade específica, falamos brevemente com João Batista Menezes, diretor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente & Sustentabilidade da empresa para América Latina & Caribe.

Instituto Ethos: Por que é importante para a Alcoa patrocinar um evento como a Conferência Ethos, que vai discutir sustentabilidade, novos modelos de gestão e inovação nos negócios?
João Batista Menezes: A Alcoa apoia a Conferência Ethos porque reconhece nesse ambiente os seus valores na busca por soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável.

IE: Para a Alcoa, por que é necessário que a empresa gere valor para todos os seus stakeholders?
JBM: O compromisso de governança da Alcoa está voltado para a promoção de um trabalho em prol do desenvolvimento de toda a sua cadeia de valor, com iniciativas inovadoras que reduzam custos, mudem paradigmas, gerem renda e apoiem a transformação positiva das comunidades em que atuamos.

Para que tenhamos êxito, é fundamental o engajamento e envolvimento dos nossos stakeholders, compartilhando visões e estratégias de desenvolvimento sustentável por meio de negociações abertas que orientam as boas relações, geram valor compartilhado e buscam deixar um legado às gerações futuras.

IE: Como os líderes empresariais podem estimular a criação de negócios sustentáveis?
JBM: Na Alcoa, estamos alinhados com valores e princípios que buscam soluções efetivas para o desenvolvimento sustentável. Oferecer expertise no auxílio e gestão da sustentabilidade é um compromisso dos gestores da nossa companhia. Nossos valores norteiam nossas decisões para uma operação de excelência, dentro de uma economia inclusiva e responsável, pois acreditamos que a sustentabilidade se aprende e se pratica no dia a dia.

Apesar do tamanho do desafio, a Alcoa trabalha fortemente na capacitação e propagação de suas iniciativas e acredita na habilidade das empresas em fazer a coisa certa e, assim, contribuir para a construção de negócios sustentáveis. Líderes devem contribuir não só com esclarecimentos, mas também com ações. A complexidade dos problemas é grande e, por isso, requer ampla participação. Assim, devemos caminhar para seguir com avanços. Não se constrói nada sólido sem um amplo processo de informação, educação e diálogo.

Por Denise B. Fejgelman, do Instituto Ethos

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.