NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Diretor-presidente do Instituto Ethos vai a Brasília em Caravana pela Democracia

Ocorreu em Brasília a Caravana pela Democracia, evento que reuniu 200 entidades da sociedade civil na defesa do sistema eleitoral brasileiro

14/06/2022

Compartilhar

A Caravana aconteceu em duas fases, a primeira em 11/5 e a segunda em 30/5. As entidades compareceram para sinalizar a presença da sociedade civil a favor do processo eleitoral e cobrar dos diferentes a corresponsabilização nessa missão.

A abertura da viagem foi marcada pelo lançamento do documento “Manifesto em Defesa das Eleições”, e contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, ao lado de organizações parceiras. O manifesto destaca que as próximas eleições serão as mais desafiadoras da nossa história recente, em virtude dos diversos ataques às instituições feitas pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. Nesse sentido, o manifesto demonstra a preocupação com o discurso crescente e autoritário de fragilização da democracia. O documento ainda pede que o Congresso, o Ministério Público e a Procuradoria-Geral da República se posicionem em defesa do Estado Democrático de Direito. O texto foi entregue ao Congresso, STF e TSE.

“O conteúdo do manifesto tem como objetivo demonstrar as preocupações da sociedade civil nesse momento, com esse discurso cada vez mais crescente, de um setor hoje radicalizado em um dos Poderes, que visa fragilizar a democracia do Brasil através do questionamento do processo eleitoral, que acontece há muitos anos sem nenhum indicativo de fraude”, afirma Natália Sant’Anna, coordenadora do Pacto pela Democracia, em entrevista ao portal G1.

Durante a segunda fase da Caravana que ocorreu entre os dias 30/05 e 02/06, o texto foi entregue para o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ao deputado estadual do Amazonas, Marcelo Ramos. Marina Ferro, gerente-executiva em Práticas Empresariais e Políticas Públicas esteve representando o Instituto Ethos ao lado de entidades parceiras que compõe a rede de organizações do Pacto pela Democracia.

Sobre o Manifesto pela Democracia e o Pacto pela Democracia

O texto do manifesto desempenha não só um papel de reforço das defesas das instituições, mas também conclama a “imprensa e os mais diversos setores da sociedade civil a trabalharem pela realização de eleições livres, íntegras e pacíficas, com a garantia de que o resultado das urnas seja devidamente respeitado”.

O Pacto pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil brasileira voltada à defesa e ao aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Nesse sentido, o Pacto se coloca como uma plataforma plural, apartidária e aberta a todos os cidadãos, organizações da sociedade atores políticos que se disponham a se comprometer com a ação coletiva ao redor de três pilares que orientam a atuação e revigoramento da construção democrática em território brasileiro:

  1. Promover a cultura democrática, valorizando o pluralismo, a tolerância e o engajamento cidadão nos marcos da democracia;
  2. Defender e revigorar a institucionalidade democrática e os princípios, liberdades e direitos fundamentais expressos na Constituição Federal;
  3. Fortalecer a articulação de redes e de ação conjunta na sociedade civil e no universo político em defesa da construção democrática.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.