NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Diversidade em foco na Conferência Ethos

Questão LGBTI+, equidade racial e de gênero serão abordados em diálogos no Rio de Janeiro

19/06/2019

Compartilhar

Nos dias que antecedem a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é importante destacar que essa é uma agenda a qual o Ethos há muito se dedica. Nas Conferências Ethos 360º o tema é recorrente, pois ainda se faz necessário dialogar sobre a inclusão do público LGBTI+ no mercado de trabalho. A diversidade em toda sua complexidade será debatida na quarta edição da Conferência no Rio de Janeiro, no próximo dia 25 de junho.

Equidade de gênero, público LGBTI+, racismo institucional e estrutural, autoestima e intolerância serão alguns dos assuntos a serem debatidos em quatro diferentes painéis que terão como foco endereçar possíveis caminhos para a promoção da diversidade no ambiente corporativo.

Questões como: de que forma as empresas podem ajudar a superar os entraves para a equidade de oportunidades e empregabilidade, promovendo inclusão, são alguns dos pontos a serem abordados sob o ponto de vista de especialistas e profissionais que irão compartilhar boas práticas que já vêm sendo adotadas nas empresas onde atuam.

Dentre os participantes dos bate-papos encontram-se Patricia Santos, CEO e fundadora do Empregueafro, especialista em carreira/mercado de trabalho do programa Encontro com Fátima Bernardes; e, Raull Santiago, ativista social e mídia ativista no Coletivo Papo Reto. Acesse a programação. Saiba mais e inscreva-se. 

O que (não) fazer na promoção da diversidade e inclusão 

O objetivo em dialogar sobre as práticas de diversidade e inclusão em diferentes atividades econômicas, observando os desafios, progressos e aprendizados com os exemplos de empresas que já estão nessa caminhada, se soma as iniciativas que o Ethos tem implementado nessa agenda.

Especificamente quanto a causa LGBTI+, em 2013 o Ethos lançou a publicação O Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT e, neste ano, se dedica a elaboração do Guia Temático dos Indicadores Ethos LGBTI+. O Ethos acredita que as empresas podem exercer um papel vital na promoção da diversidade. “Trata-se de um ambiente com a capacidade de engajar seus colaboradores e sua cadeia de valor, promovendo políticas mais inclusivas e incentivando mudanças de conduta em seus relacionamentos”, diz Ana Lucia Melo Custodio, diretora-adjunta do Instituto Ethos. Segundo ela, ao transmitir esse conceito no dia a dia do trabalho, há a possibilidade de reverberar os aprendizados para a sociedade como um todo. “Promovendo um ciclo virtuoso, no qual as empresas são chave para que isso se fortaleça cada vez mais”. 

Para Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, a responsabilidade de defender a livre expressão das orientações sexuais e de gênero extrapola o Estado. “As organizações, empresas e os próprios cidadãos têm um compromisso fundamental na construção de uma sociedade mais justa, plural e menos intolerante”, conclui.

Sobre a Conferência Ethos 360º 

Nesta quarta edição da Conferência Ethos no Rio de Janeiro serão realizadas 20 atividades, mantendo a dinâmica 360º: palestras realizadas simultaneamente em um mesmo espaço, sem divisórias ou isolamento acústico, em que fones de ouvido permitem que os participantes possam migrar de um painel para outro e alternar a audiência conforme o interesse e, assim, aproveitar melhor os diálogos.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.