AGENDA

Compartilhar

Fundo Brasil recebe projetos de direitos humanos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos vai apoiar projetos de combate à discriminação e à violência institucional ou voltados à defesa de direitos de pessoas impactadas pela realização da Copa e da Olimpíada no Brasil.

Dois editais do Fundo Brasil de Direitos Humanos vão doar recursos para grupos interessados em realizar projetos de defesa de direitos humanos em todo o país. O Edital Anual 2014 da fundação recebe iniciativas que combatam os diversos tipos de discriminação e a violência institucional, aquela cometida por ação ou omissão do Estado ou suas instituições, nas mais diversas áreas dos direitos humanos.

Todas as informações para concorrer estão no site www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals.

Impactos da Copa

Já o edital Megaeventos Esportivos e Direitos Humanos vai selecionar iniciativas que promovam os direitos de grupos ou comunidades vulneráveis aos impactos negativos resultantes da preparação e da organização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Realizada em parceria com a Fundação Ford, a chamada pretende incentivar a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para os grupos e comunidades vulneráveis, prevenindo e buscando soluções para os impactos sociais negativos e as violações de direitos humanos que venham a ocorrer durante todo o processo. As orientações para remeter um projeto estão disponíveis em www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals/index/special.

Inscrições

Em ambos os casos, as inscrições devem ser feitas apenas pelos Correios, até fevereiro de 2014. As propostas devem ter orçamento total máximo de R$ 40 mil, para até um ano de duração.

SERVIÇO

Editais para Direitos Humanos

Edital Anual 2014 – Combate à Violência Institucional e à Discriminação
Realização:
Fundo Brasil de Direitos Humanos;
Inscrições: Até 21 de fevereiro de 2014 (somente pelos Correios);
Foco: Superexploração do trabalho, trabalho escravo e trabalho infantil; violência policial, de milícias ou esquadrões da morte; tortura e execuções; não acesso à terra e ao território; democratização do acesso à Justiça; violação de direitos socioambientais; criminalização de organizações e movimentos sociais; violência contra defensores de direitos humanos; discriminação no acesso ao serviço público, de gênero, de raça, de etnia, de orientação sexual e/ou em razão de condição econômica; e o combate a intolerância religiosa;
Informações: Em www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals.

Edital Megaeventos Esportivos e Direitos Humanos
Realização: Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford;
Inscrições:  Até 7 de fevereiro de 2014 (somente pelos Correios);
Foco: Grupos e comunidades que estejam sofrendo violações de direitos humanos em razão da realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil, que atuem nas cidades-sede dos jogos (Belo Horizonte, Distrito Federal, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo);
Informações: Em www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/proposals/index/special.

Esclarecimentos: Qualquer dúvida será esclarecida somente pelo e-mail [email protected].

Sobre o Fundo Brasil

Desde 2007, o Fundo Brasil já destinou mais de R$ 5 milhões para o apoio a 200 iniciativas, nas cinco regiões do país. Foram beneficiados diretamente pelos projetos selecionados povos indígenas, comunidades quilombolas e pequenos agricultores; mulheres; afrodescendentes; crianças e adolescentes; população LGBT; grupos que combatem a violência institucional (aquela cometida por ação ou omissão do Estado, suas delegações ou empresas); e pessoas impactadas por megaeventos esportivos ou projetos de desenvolvimento. Todos os projetos estão no site www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/projects.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.