NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Eleições 2014 e as propostas para a igualdade racial

10/09/2014

Compartilhar

Estudo compara propostas dos atuais candidatos à Presidência da República sobre promoção da igualdade racial, a partir de seus programas.    

Em seu boletim Tempo em Curso, de agosto de 2014, o Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta um estudo das propostas de políticas de promoção da igualdade racial a partir dos programas de governo dos atuais candidatos à Presidência da República.

Coordenado pelo professor Marcelo Paixão, esse veículo tem como objetivo analisar a evolução das assimetrias presentes no mercado de trabalho das regiões metropolitanas do Brasil no que diz respeito às desigualdades raciais.

O estudo aborda cinco temas principais, que vão das políticas de ação afirmativa, um dos assuntos mais polêmicos na sociedade brasileira e em várias partes do mundo, até outros temas que afetam diretamente a população negra do país, como a titulação das terras quilombolas, a violência contra afrodescendentes, a saúde da população negra e a intolerância religiosa.

Trabalho semelhante a este foi realizado por ocasião das eleições de 2010, quando o Laeser se dedicou à análise das propostas dos presidenciáveis que se referiam à garantia de direitos e promoção da igualdade para a população negra.

Confira o documento na íntegra aqui.

Por Gabriela Santos e Mércia Silva, do Instituto Ethos

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.