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Empresas de transporte do Rio aplicam os Indicadores Ethos

12/09/2014

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O objetivo das empresas é melhorar a gestão para tornar-se mais sustentáveis e próximas dos princípios da responsabilidade social empresarial.

Durante o mês de julho, as empresas e sindicatos filiados à Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), além da própria federação, participaram da aplicação do primeiro ciclo de aplicação dos Indicadores Ethos no sistema. Nessa etapa, consolidaram-se o autodiagnóstico e a avaliação do estágio em que as organizações se encontram atualmente. Agora, será iniciado o planejamento das ações para a melhoria da gestão, com o objetivo de tornar as organizações mais sustentáveis e próximas dos princípios da responsabilidade social empresarial.

Na Fetranspor, houve envolvimento de todas as diretorias, que responderam sobre um conjunto de temas, de acordo com as atividades desenvolvidas. Ao final do preenchimento, a gerência de Responsabilidade Social promoveu um encontro com um representante de cada área para a validação das respostas e a transcrição para o sistema on-line.

Outra instituição que participou dessa fase de aplicação dos Indicadores Ethos na Fetranspor foi a JCA Holding, por meio da Auto Viação 1001. De acordo com a gerente de Recursos Humanos do grupo, Simone Poubel, foi uma oportunidade importante para a empresa, porque “a aplicação dos Indicadores gerou reflexão por parte da direção sobre alguns assuntos que precisam ser discutidos e priorizados no planejamento estratégico, servindo de base para a definição de novos projetos e ações com um olhar mais ampliado e com foco na sustentabilidade”.

O Rio Ônibus, sindicato das empresas que operam no sistema de transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro, também adotou os Indicadores Ethos. Seus primeiros resultados ressaltaram a importância do engajamento dos colaboradores no processo de melhoria da gestão que o sindicato deseja implantar, como cita a gerente de Recursos Humanos, Marli Piay: “Envolvemos diversas áreas da organização no preenchimento do questionário e discutimos juntos todos os indicadores. Essa mobilização foi interessante, porque aprendemos sobre as atividades desenvolvidas por cada setor e tivemos alguns insights para o plano de ação”.

Aliás, a mobilização dos colaboradores foi considerada pela gerente como o principal ganho dessa fase de preenchimento dos Indicadores Ethos: “Promoveu maior integração entre os setores, proposição de ações, orientação sobre o que a organização deve focar para ser mais socialmente responsável e motivação para avançar, a fim de que o autorretrato seja cada vez melhor”.

Próximos passos

Após o processo de aplicação do questionário, as organizações receberam o autodiagnóstico da gestão do seu negócio. Respeitando os termos de confidencialidade da ferramenta, o Instituto Ethos forneceu também um relatório consolidado do Sistema Fetranspor, que foi entregue à gerência de Responsabilidade Social.

Além dos diagnósticos, os relatórios apresentam uma comparação por setor, porte e região das organizações com as demais instituições que aplicaram os Indicadores Ethos este ano. Vale ressaltar a importante função dos Indicadores de correlação com as diversas ferramentas e normas de mercado, como a ISO 26000, as diretrizes da GRI e os princípios do Pacto Global, entre outras.

O relatório de diagnóstico da gestão vai ajudar as organizações na escolha das estratégias. Elas devem priorizar os indicadores a serem trabalhados no planejamento e acompanhados até o preenchimento do segundo ciclo dos Indicadores Ethos, a ser realizado em 2015. Dessa forma, será possível também reconhecer as questões mais relevantes e diretamente ligadas aos impactos do negócio, identificando as oportunidades de melhoria e os pontos fortes da empresa. Para cada indicador, a empresa poderá indicar a meta para o próximo ciclo, as ações para alcançá-la e seus respectivos responsáveis, além do investimento e prazo para realização. Esse mesmo processo será seguido para o planejamento das ações do Sistema Fetranspor.

Para ajudar as organizações nessa etapa, a área de Responsabilidade Social da Fetranspor realizou, no dia 11 de setembro, uma oficina com dinâmicas para orientar a priorização dos indicadores para o plano de ação.

Por Márcia Vaz e Luíza Genari, da Fetranspor

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