AGENDA

Compartilhar

ESPM inaugura Centro Acadêmico de Negócios Sociais

Pioneira na América Latina, a iniciativa é resultado de parceria inédita entre a ESPM e o economista bengali Muhammad Yunus, Nobel da Paz.

A ESPM, em parceria com o Nobel da Paz Muhammad Yunus, lança, em 27 de maio de 2013, a partir das 9h00, o Yunus ESPM Social Business Centre, o primeiro Centro Acadêmico de Negócios Sociais da América Latina Na sequência, Yunus fará palestra sobre o tema “Social Business: Formação na Academia e Futuros Profissionais”.

Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006, o economista e banqueiro nascido em Bangladesh é reconhecido como o “pai” do banco do microcrédito e do negócio social. Yunus fundou o Grammen Bank e mais de 50 outras companhias em seu país, a maioria delas em negócios sociais – empreendimentos voltados para a solução de problemas sociais como saúde, educação e questões ambientais.

O Yunus Social Business é uma organização internacional cuja missão é fomentar o conceito e a prática do negócio social – modalidade pela qual o empreendedor visa o bem maior da sociedade. O lucro, mesmo que modesto e a longo prazo, é utilizado para expandir o alcance da empresa de forma que o objetivo social seja atingido.

Os centros acadêmicos Yunus já estão presentes no Japão, na Coréia, na Itália, na Alemanha, nos Estados Unidos, na França, na Turquia e, agora no Brasil, primeiro país da América Latina a instituí-lo. A sua premissa é aliar as características culturais do país às competências de cada parceiro para definir sua área de atuação.

No Brasil, o foco será o estudo da criatividade e questões ligadas à cultura das empresas e seu impacto sobre o sucesso do negócio social.

O centro está estruturado em três pilares: ensino (por meio de cursos de extensão); fomento a pesquisas de alunos e professores, que serão disponibilizadas para toda a comunidade acadêmica e empresarial; e apoio ao desenvolvimento de novos projetos sociais apresentados pelos alunos por meio de uma incubadora.

O maior benefício desta parceria para a sociedade é o grande estímulo para empreender e fazer negócios com uma missão social em lugar de se concentrar o foco na maximização do lucro. Os estudos de caso produzidos estarão à disposição de todos os interessados, com o objetivo de gerar aprendizado coletivo sobre o tema.

“Milhares de pessoas ao redor do mundo já foram inspiradas e impactadas pelos projetos do Yunus Social Business e, no Brasil, já existem inúmeras iniciativas voltadas para o negócio social”, informa Ismael Rocha Jr., diretor acadêmico de Graduação da ESPM-SP e coordenador da ESPM Social. “O centro será um marco para a América Latina e para as pessoas que buscam construir um futuro melhor”, explica ele.

A primeira unidade começará em São Paulo, mas até 2014 as atividades serão ampliadas para outras regiões do Brasil como Rio de Janeiro e Porto Alegre.

SERVIÇO
O quê:
Lançamento do Yunus ESPM Social Business Centre, com palestra de Muhammad Yunus sobre o tema “Social Business: Formação na Academia e Futuros Profissionais”;
Quando: Dia 27 de maio de 2013, das 9h00 às 12h00;
Local: ESPM Campus Prof. Francisco Gracioso – Auditório Philip Kotler;
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo (SP);
Informações ao público: Pelo telefone (11) 5085-4600.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.