AGENDA

Compartilhar

Estudo aponta os impactos socioambientais da construção civil

 

O objetivo da publicação é dar luz aos impactos negativos, qualificar o desafio das construtoras e apresentar o que as 20 maiores empresas do setor estão fazendo em relação aos 13 impactos identificados.

As consultorias Tistu e Report Sustentabilidade lançam, no dia 19 de maio de 2015, em São Paulo, o estudo Impactos Socioambientais do Setor da Construção Civil [Segmento Imobiliário]. O evento de lançamento se propõe a expor e discutir os resultados do levantamento com os presentes.

A publicação apresenta o contexto do setor imobiliário sob a ótica da sustentabilidade, partindo de uma análise da cadeia de valor para mapear seus impactos socioambientais negativos. O objetivo do estudo é dar luz aos impactos, qualificar o desafio das construtoras e apresentar o que empresas do setor estão fazendo em relação aos 13 impactos identificados, tais como corrupção, pressão nos equipamentos públicos, condições degradantes de trabalho, baixa eficiência hídrica, energética e de qualidade socioambiental dos empreendimentos etc.

O estudo traz também práticas de gestão da sustentabilidade de 20 construtoras do segmento imobiliário, selecionadas entre as que registraram maior área construída – segundo o ranking da Inteligência Empresarial da Construção – e as maiores receitas líquidas no setor – de acordo com o ranking Valor 1000. Por ser a transparência um item de primeira importância na gestão da sustentabilidade, para compor a matriz de práticas foram utilizadas somente fontes públicas, encontradas na internet ou em publicações impressas disponibilizadas livremente pelas próprias empresas. A ausência de dados pesou negativamente nas análises e conclusões do estudo.

Embora envolva as práticas de determinadas empresas, o estudo não se propõe a analisar ou desenhar a estratégia, de forma individual, de cada uma delas. A ideia é que qualquer empresa possa aprofundar o diagnóstico sobre como está posicionada em relação a cada impacto socioambiental apresentado e traçar estratégias para gerenciar seus riscos e criar oportunidades de diferenciação perante as demais companhias do setor.

SERVIÇO
O quê: Lançamento do estudo Impactos Socioambientais do Setor da Construção Civil [Segmento Imobiliário];
Quando: 19 de maio de 2015, das 9h30 às 12h00;
Local: Sede da Report Sustentabilidade – Sala Mezanino;
Endereço: Av. Brig. Luís Antônio, 3530 – Jardim Paulista, São Paulo (SP);
Mais informações e inscrições: Pelo e-mail [email protected].

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.