NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Ethos apoia Manifesto pela Renovação dos Partidos Políticos

Documento foi lançado em agosto/2019

10/09/2019

Compartilhar

O Instituto Ethos apoia o Manifesto pela Renovação dos Partidos Políticos, iniciativa proposta pela sociedade civil, lançado no dia 15 de agosto, juntamente com o projeto de lei que propõe elementos importantes para um sistema partidário mais transparente, democrático, equitativo e íntegro.

Entendemos que o fortalecimento do processo democrático exige um aprimoramento do sistema partidário e essa iniciativa, proposta e apoiada por diversas organizações da sociedade civil, é um primeiro passo nesse processo.

É importante ressaltar que a presença como apoiadores não significa necessariamente concordância com a íntegra do Projeto de Lei e que os apoiadores se reservam ao direito de contribuir para o aprimoramento da proposta durante sua tramitação.

Para o Instituto Ethos, um elemento fundamental na perspectiva de integridade significa um sistema com mecanismos, políticas e procedimentos que proporcionem uma atuação íntegra, ética e em conformidade legal, além dos elementos apontados no manifesto, de forma que seguiremos atuando ativamente para que esse tema seja debatido e se torne uma exigência aos partidos políticos, seja nesse projeto de lei ou em outros em tramitação.

O apoio dos mais diversos parlamentares à iniciativa é fundamental para que a proposta siga em discussão nas casas legislativas, no entanto, é fundamental que o protagonismo da iniciativa permaneça pertencendo à sociedade civil para que a essência da proposta seja preservada e, assim, seja possível atrair diferentes representações.

Acesse o Manifesto e o Projeto de Lei.

Por: Paula Oda, coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.