NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Ethos Apoia

2º Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência

05/05/2015

Compartilhar

 

Com inscrições abertas, a iniciativa dá visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência.

As empresas públicas e privadas que contam com 100 ou mais funcionários e possuem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado de São Paulo têm a oportunidade de apresentar suas experiências de inclusão profissional de pessoas com deficiência ao se inscreverem no 2º Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.

Serão avaliados os seguintes aspectos do ambiente das empresas:

  • Promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência;
  • Igualdade de oportunidades;
  • Grau de sustentabilidade dos projetos;
  • Disponibilidade de recursos, materiais e psicológicos, que viabilizem ao trabalhador com deficiência condição plena para desempenho de suas funções, visando sua inclusão social;
  • Autonomia e independência no ambiente de trabalho;
  • Respeito à legislação e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.

Para concorrer à premiação, as empresas deverão inscrever-se até 31 de julho de 2015 e responder os questionários até 31 de agosto de 2015. A cerimônia de premiação será realizada em 10 de dezembro de 2015. Para inscrever-se gratuitamente e obter mais informações, os interessados podem acessar o site http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br.

O prêmio tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência, ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com apoio do Instituto Ethos.

As vantagens da inclusão da pessoa com deficiência no ambiente empresarial passam pela valorização da imagem corporativa junto a consumidores, parceiros e investidores e pela incorporação de uma nova e diversificada força produtiva. Uma pesquisa da Hill & Knowlton, por exemplo, assegura que 72% dos executivos entrevistados reconhecem a importância da responsabilidade social para a reputação da empresa no mercado.

As empresas inscritas receberão três questionários. Após análise das informações fornecidas, serão definidos os vencedores, pelas comissões de Seleção e Julgadora. Os vencedores serão apresentados durante cerimônia de premiação em dezembro. As empresas finalistas terão suas práticas divulgadas na publicação As Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência – Práticas de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Em 2014, o I Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência contou com 56 empresas inscritas, das quais foram apontadas as 10 finalistas e as três vencedoras. Também foram indicadas as cinco boas práticas que mais se destacaram por sua inovação, sensibilidade e engajamento. As finalistas de 2014 foram Citibank Brasil, Deloitte, Ernst Young, IBM, Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Odebrecht, Sebrae-SP, Senac-SP e Serasa Experian. As grandes vencedoras foram Itaú, Citibank e Serasa. As cinco práticas que mais se destacaram foram as da Alfaparf, C&C, Eaton, Hospital Albert Einstein e Natura.

O Brasil tem, hoje, cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, são mais de 9 milhões. Ou seja, uma em cada cinco pessoas com deficiência no país está no Estado. O Censo do IBGE de 2010 identificou que 2,8 milhões de pessoas com deficiência têm ensino superior completo, incluindo mestrado e doutorado. Contudo, de acordo com levantamento realizado pela Fipe, 68,9% dos trabalhadores com deficiência sentem pouca ou nenhuma compatibilidade entre o cargo e sua escolaridade, comparado com 42,8% das pessoas sem deficiência, fator que motivou a criação do prêmio.

Nesse contexto, são extremamente relevantes as iniciativas para reconhecer e, principalmente, propagar as boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência em instituições de pequeno, médio e grande porte, ao estimular não apenas o cumprimento à legislação, mas também a eliminação de paradigmas e barreiras atitudinais, permitindo melhorar e ampliar as oportunidades profissionais para as pessoas com deficiência.

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo 

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.