NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Ethos apresenta última atividade durante a COP26

12/11/2021

Compartilhar

Durante o evento, o Instituto apresentou dois painéis e moderou atividade proposta pelo ICLEI

No dia 11/11, o Instituto Ethos apresentou sua segunda atividade durante a COP 26. O Instituto esteve presencialmente em Glasgow (Escócia) ao lado de organizações parceiras e construiu diálogos relevantes para a condução de um país que faça frente aos desafios enfrentados pela crise climática.

O painel chamado “Organização em rede para a ação climática” que ocorreu pelo site da Brazil Climate Action Hub (grupo que foi criado durante a COP25 e reúne diversas organizações da sociedade civil brasileira a fim de dar visibilidade à ação climática do país), chamou atenção para a importância e necessidade dos atores sociais agirem em ação coletiva na elaboração do processo de mitigação e adaptação no combate à crise climática. Os participantes do diálogo conversaram sobre as propostas para 2022, além de compartilharem os avanços realizados nos últimos anos.

“Quando a Marina iniciou a fala, passou um filme em minha cabeça, me lembrei de quando vocês nos instaram: ‘o governo de Pernambuco topa sediar uma conferência para dar voz a sociedade brasileira, para chegarmos à COP que irá acontecer?’ e dizemos que sim”, contou José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, referindo-se a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), cuja a primeira edição foi realizada em Recife.

Apesar das pessoas participantes do diálogo ressaltarem o processo colaborativo em que o evento foi realizado, e também, do caminho de construção elaborado até a chegada da COP26, Marina Marçal, coordenadora de Política Climática no Instituto Clima e Sociedade (iCS), ressaltou a falta de compromisso do governo federal para com a agenda de clima: “Esses processos de organização conjunta, que são muito importantes, nos fizeram chegar até a COP de uma forma mais robusta. Eu queria muito ressaltar essa parte. Gostaríamos, também, de fazer de forma mais colaborativa com o governo federal”.

Karen Oliveira, gerente de Políticas Públicas da The Nature Conservancy Brasil (TNC Brasil), em sua fala final, encerrou a atividade com um pedido:

“Ao longo dessa semana, quem nos acompanhou deve ter observado as várias coligações e alianças com a sociedade civil, setor privado, governos subnacionais… ou seja, mostrando que juntos somos fortes. Juntos podemos construir ações propositivas dentro desse cenário. A palavra que fica é: parceria. Precisamos de parcerias efetivas.”

Participaram do diálogo:

  • Guilherme Syrkis – Centro Brasil no Clima (CBC)
  • Joci Aguiar – Grupo de Trabalho Amazônico
  • José Bertotti – SEMAS-PE
  • Karen Oliveira – The Nature Conservancy (TNC)
  • Marina Ferro – Instituto Ethos
  • Marina Marçal – Instituto Clima e Sociedade (iCS)

COP26 demonstra o poder das ações da sociedade civil

 O caminho para a COP26 foi longo e construído por diversos atores. Prova disso é o documento “Propostas e Recomendações Empresariais para a NDC Brasileira”, resultado da parceria entre o Instituto Ethos e empresas associadas que fazem parte do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente.

Construído ao longo de 2021, o documento apresenta propostas de adaptação e mitigação à crise climática com bases nos compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris.

Saiba mais

Confira o texto sobre a primeira atividade do Ethos na COP26.

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.