NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Ethos assina carta da sociedade civil brasileira ao governo dos EUA

Carta elaborada pela sociedade civil representada por 200 organizações pede para que Biden não apoie as políticas ambientais do governo Bolsonaro

22/04/2021

Compartilhar

Durante os dias 22 e 23 de abril ocorrerá a Cúpula do Clima, convocada pelo presidente norte-americano Joe Biden para discutir o combate à crise climática. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento ocorrerá virtualmente e contará com a participação de quarenta líderes mundiais, dentre eles, o presidente Jair Bolsonaro.

Dias antes, em 14 de abril de 2021, Bolsonaro enviou uma carta escrita em primeira pessoa para Biden, elogiando sua própria gestão na área ambiental e afirmando que o país merece ser pago pelos resultados alcançados, “inspira-nos a crença de que o Brasil merece ser justamente remunerado pelos serviços ambientais que seus cidadãos têm prestado ao planeta”, escreveu o presidente brasileiro.

As palavras ditas por Bolsonaro não refletem o que está ocorrendo na prática, visto que desde 2019 o governo brasileiro deixou de investir 500 milhões de dólares do Fundo Amazônia e 96,5 milhões de dólares do Fundo Verde pelo Clima que poderiam ser utilizados para questões ambientais. Com efeito, uma carta elaborada pela sociedade civil representada por 200 organizações — assinada também pelo Instituto Ethos — foi enviada ao presidente Biden solicitando para que não seja efetuada nenhuma negociação com a administração do governo Bolsonaro, tendo em vista o descaso com que as questões ambientais vêm sendo tratadas. “Assinar um acordo dentro das circunstâncias atuais representa um endosso à tragédia humanitária e ao retrocesso ambiental e civilizatório”, diz a carta.

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.