NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Ethos Cidades Sustentáveis

Fórum de Betim reúne seu Comitê de Lideranças Empresariais

06/05/2015

Compartilhar

 

O principal objetivo do encontro foi preparar o Plenário Geral do Fórum Empresarial de Apoio a Betim, com realização prevista para agosto.

Na última quarta-feira (29/4), Felipe Saboya, assessor da Presidência do Instituto Ethos, representou a entidade na reunião do Comitê de Lideranças Empresariais do Fórum Empresarial de Apoio a Betim (MG), cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.

O principal objetivo do encontro foi a preparação do Plenário Geral do Fórum Empresarial, cuja realização está prevista para agosto próximo, contando com ampla participação das empresas que atuam na cidade. Além disso, foram discutidos projetos em Betim que pudessem receber o apoio das empresas.

Estiveram presentes a secretária executiva do Movimento Nossa Betim, Andrea Henriques, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Fabrício Freire, e de Segurança Pública, Luís Flávio Sapori, além de representantes da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Gestão, da Associação Comercial e Empresarial de Betim e das empresas Bolicar, Cetus Oncologia, Colégio Marrian, Fiat, Lara Advocacia e Imóveis, Mont Serrat, Super Luna Supermercados e Topminas.

Baseando-se na experiência vivida pelo Instituto Ethos durante experiência semelhante realizada em São Paulo, Felipe Saboya apresentou a metodologia de funcionamento de um fórum empresarial, de modo a alinhar o entendimento de todos os membros do Comitê de Lideranças Empresariais.

Formado por empresários que foram indicados diretamente pela Prefeitura de Betim, o comitê tem como incumbência participar das principais atividades do Fórum e orientá-las. Neste momento, os membros desse comitê dividem a tarefa de mobilizar empresários e representantes de entidades empresariais para integrar o Plenário do Fórum, além de dar visibilidade pública a seus propósitos e resultados.

Também na reunião, a Secretaria de Segurança Pública apresentou um projeto que visa combater a violência em Betim, item priorizado pelos presentes como o mais urgente da cidade. O projeto tem um foco educacional em jovens menores de idade de regiões com maior incidência do tráfico de drogas. As empresas demonstraram grande interesse em apoiar e divulgar o projeto.

A ideia é que, até o Plenário Geral, a Prefeitura sugira e defina outros projetos de prioridade a serem apresentados ao conjunto de empresas em busca de apoio.

Instituído oficialmente em 13 de novembro de 2014, por meio do decreto nº 37.229/2014, o Fórum Empresarial de Apoio a Betim busca sensibilizar as empresas para que elas possam empreender ações e estabelecer parcerias com seus pares, com organizações sociais, com instituições de ensino e pesquisa e com o poder público.

Fomentada pelo Movimento Nossa Betim, a iniciativa contou com decisiva colaboração do Instituto Ethos nas discussões para sua constituição como um espaço no qual empresários da região poderão contribuir de forma mais efetiva para a gestão e o desenvolvimento da cidade e para melhorar a qualidade de vida da população local. A ação é pioneira e procura o desenvolvimento justo, democrático e sustentável do município.

O que é um Fórum Empresarial de Apoio ao Município?

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Ethos que visa mobilizar empresas para contribuir com o desenvolvimento justo e sustentável das cidades brasileiras, por meio de ações coordenadas e negócios sustentáveis, com foco nas prioridades estabelecidas no plano de metas de cada município.

Um fórum como esse tem a responsabilidade de sensibilizar as empresas para que empreendam ações e estabeleçam parcerias com seus pares, organizações sociais, instituições de ensino e pesquisa e o poder público, sempre com foco no desenvolvimento justo e sustentável da cidade.

A publicação Fórum Empresarial de Apoio ao Município, produzida pelo Instituto Ethos, apresenta uma proposta de constituição de fóruns empresariais municipais destinados a apoiar as prefeituras em ações de melhoria da infraestrutura, equipamentos e serviços públicos, além de colaborar com projetos sociais e de desenvolvimento sustentável local.

Por Benjamin Gonçalves, do Instituto Ethos

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.