AGENDA

Compartilhar

Ethos e BNDES organizam seminário sobre Diálogo Brasil-União Europeia

Objetivo é discutir negociações comerciais para a construção de uma economia de baixo carbono

No dia 12 de novembro de 2013, entre as 9h00 e as 13h40, no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo, será realizado o seminário Diálogo Brasil–União Europeia: Negociações Comerciais e a Construção de uma Economia de Baixo Carbono, realizado pelo Instituto Ethos e patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O seminário pretende discutir a eventual contribuição da inclusão de premissas de sustentabilidade nos acordos firmados pelo Brasil para competitividade nacional, no plano externo, e o aprimoramento de políticas e incentivos, no plano interno.

Estruturado em três momentos, o seminário discutirá, na forma de mesas de debate os impactos e benefícios das condicionalidades de produção e consumo de baixo carbono, o problema das compras públicas sustentáveis e a coerência das políticas nacionais com as existentes (ou inexistentes) nos acordos internacionais e o status atual dessas discussões no âmbito da negociação Mercosul–União Europeia.

PROGRAMAÇÃO
9h00-9h30 – Boas-vindas e exposição do problema (Instituto Ethos)
09h30-11h00 – Mesa “Produção e Consumo de Baixo Carbono: Restrições ou Vantagens Competitivas?”
Este debate abordará os incentivos e sanções no âmbito da regulação para eficiência carbônica dos processos industriais brasileiros e as possíveis vantagens comparativas de produtos brasileiros nas condições de acordos comerciais bilaterais e birregionais (no âmbito do Mercosul).
11h10-12h40 – Mesa “O Estado como Indutor do Desenvolvimento Sustentável: Investimentos e Compras Públicas Sustentáveis”
Este debate analisará as vantagens dos marcos normativos de compras públicas sustentáveis nas negociações bilaterais e birregionais e os possíveis estímulos ao mercado interno.
12h40-13h40 – Palestra especial “Perspectivas para um Acordo Comercial Mercosul–União Europeia”, pelo ministro Francisco Cannabrava, chefe da Divisão de Negociações Extrarregionais do Mercosul-II, do Ministério das Relações Exteriores.

SERVIÇO
O quê: Seminário “Diálogo Brasil–União Europeia: Negociações Comerciais e a Construção de uma Economia de Baixo Carbono”;
Quando: 12 de novembro de 2013, das 9h00 às 13h40;
Local:
Escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo;
Endereço:
Rua Surubim, 504 – Brooklin Novo, São Paulo (SP);
Inscrições: Por meio do link http://www1.ethos.org.br/sistemas/eventos/conf_evento.asp?id=569. A entrada é gratuita.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.