NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS SOCIAL

Ethos e CEERT reúnem CEOS para discutir a inclusão de negros no mercado de trabalho

14/06/2018

Compartilhar

 Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero promove reflexão sobre alternativas ao atual cenário de exclusão

Na última quinta-feira (7), um grupo de presidentes de empresas nacionais reuniram-se com o diretor-presidente do Ethos, Caio Magri e a diretora-executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Cida Bento, a fim de dialogar e refletir sobre a baixa representatividade de negros e negras no ambiente corporativo, sobretudo a partir de cargos gerenciais.

“Como engajar as empresas na construção de ambientes de trabalho mais igualitários?”, questionou Bento, que avalia ser da Coalizão “o papel de pautar esta questão  e desenvolver ações para promover a inserção e ascensão de negros e negras no trabalho”. Em consonância, Magri convidou os representantes das empresas ao enfrentamento ao racismo apontando ser “essa uma agenda estratégica para o país e para as empresas”.

O Instituto Ethos e CEERT  lançaram a Coalizão há um ano, em maio de 2017, com o apoio do Institute for Human Rights and Business (IHRB), Movimento Mulher 360 , Fundo Newton e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Judith Morrison, assessora de Desenvolvimento Social do BID destacou a relevância da Coalizão como “uma iniciativa importante não só para o Brasil, mas para todo o mundo”.

Tendo a participação de Theo van der Loo, presidente do Grupo  Bayer no Brasil, e Rachel Maia, executiva e ex-CEO da Pandora, entre outros, o encontro contou com apresentações de representantes internacionais que compartilharam experiências vivenciadas em seus países e possibilitou aos presentes apresentarem desafios e inquietações quanto a temática.

“Temos uma dívida moral histórica com os negros. Essa situação de desigualdade é insustentável o que me faz pensar que precisamos criar um compliance social nas empresas”, destacou Loo. Seguido por Maia que não só concordou, mas ainda apresentou a necessidade de “engajamento dos demais departamentos das empresas, para além dos CEOs”.

A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero nasceu com a missão de impulsionar a promoção da diversidade e da igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho. Uma alternativa frente ao cenário nada promissor observado pelo Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, que aponta apenas 4,7% de afrodescendentes no quadro executivo das 500 maiores empresas do Brasil.

Além da Coalizão, Ethos e CEERT também lançaram juntos os Indicadores Ethos-CEERT – Guia Temático: Promoção da Equidade Racial.

As empresas que pretendem aderir à Coalizão deverão assinar a carta compromisso que pode ser acessada aqui. Já a adesão, pode ser realizada pela máxima instância administrativa da organização e/ou seu representante legal aqui.

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.