NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Ethos e Visão Mundial se unem para inclusão de migrantes e refugiados no mercado de trabalho

27/10/2020

Compartilhar

Empresas podem contribuir com o projeto participando de pesquisa até 22/02/2021

 

“Ven, Tú Puedes!” é o nome do projeto no qual o Instituto Ethos e a ONG Visão Mundial se unem com o objetivo de trabalhar a responsabilidade social empresarial envolvendo a agenda de migrantes e refugiados, no âmbito do mercado de trabalho. Financiado pelo Governo dos Estados Unidos através do Bureau of Population, Refugees, and Migration (State PRM), o projeto Ven, Tú Puedes! – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos tem o objetivo de fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de venezuelanos entre 18 e 35 anos que vivem em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e São Paulo (SP).

O Ethos acompanhará o eixo que irá trabalhar a mobilização empresarial para contratação de migrantes. “É necessária a implementação de políticas e ações afirmativas capazes de ensejar a inclusão de migrantes e refugiados no mercado de trabalho brasileiro. Pois, grande parte dos migrantes que se inserem no mercado de trabalho ocupam cargos informais, privados de direitos, sem proteção social e estão até mesmo inseridos em trabalhos precários”, explica Caio Magri, diretor-presidente do Ethos.

Primeiro Passo

Como primeira etapa do projeto, Ethos e Visão Mundial disponibilizam uma pesquisa para o aprofundamento na temática, sensibilização e engajamento. “A pesquisa pretende diagnosticar a sensibilidade que as empresas possuem frente ao tema de migrantes e refugiados. As empresas que participarem dessa pesquisa, receberão a publicação do diagnóstico final e estarão convidadas a participar dos nossos espaços de diálogo, trocas de conhecimentos e experiências ao longo do projeto”, conta Scarlett Rodrigues, analista de Projetos no Instituto Ethos.

“Pretendemos construir redes e massa crítica sobre esse tema e dentre os próximos passos teremos uma carta compromisso para apresentar às empresas que já estão comprometidas com esse tema”, explica Marina Ferro, gerente-executiva do Instituto Ethos.

A proposta da iniciativa é contar com a participação de empresas de diferentes setores e portes em cada etapa do projeto, porque serão essas empresas que irão compor o grupo que possibilitará a construção de ferramentas para fomentar ações afirmativas nessa agenda, e consequentemente, transformar esse cenário.

“As empresas podem contribuir bastante, em identificar o potencial do mercado de trabalho, principalmente no estado de São Paulo. Queremos chegar a mais de 7 mil venezuelanos atendidos em todos os eixos do projeto, para além da iniciativa junto ao Ethos, inclusive somando outros estados do Brasil. Temos que identificar o potencial de empresas de diferentes setores que possam ofertar vagas e por outro lado a identificação das capacidades e formação que esses imigrantes têm e assim, inseri-los no mercado de trabalho”, destacou João Diniz, diretor regional da Visão Mundial para América Latina e Caribe, em painel da Conferência Ethos, que falou sobre o projeto.

A pesquisa está disponível para preenchimento até o dia 22/02/2021. Para participar acesse: https://bit.ly/35qMo8T

Saiba mais sobre o projeto de mobilização empresarial para contratação de migrantes, “Ven, Tú Puedes!

Em caso de dúvidas e/ou mais informações: [email protected]

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.