NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Ethos Institucional

Oded Grajew recebe prêmio do Banco Mundial como liderança global

14/05/2015

Compartilhar

 

O GPSA Award for Leadership in Social Accountability reconhece a atuação de respeitáveis líderes mundiais na promoção do compromisso social.

Nesta terça-feira (12/5), Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos e coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, recebeu, em Washington (EUA), o primeiro GPSA Award for Leadership in Social Accountability, prêmio pela liderança global na promoção do compromisso social da sociedade, das empresas e de governos.

Concedido pelo programa Global Partnership for Social Accountability (GPSA), do Banco Mundial, o prêmio é um reconhecimento à atuação de respeitáveis líderes mundiais na promoção do compromisso social e representa uma celebração das conquistas nessa área.

Vencedor na categoria “Lifetime Achievement”, que reconhece as conquistas notáveis durante toda a vida do premiado no que diz respeito ao compromisso com a sociedade, Grajew entende que esse reconhecimento “precisa ser repartido com todos os parceiros que, ao longo dos anos, têm trabalhado por um Brasil e um mundo mais justos”. Ele reforça que as iniciativas e empreendimentos que conduziu só foram viabilizados com o engajamento e apoio de muitas pessoas e organizações. “É um prêmio que deveria estimular todos nós a continuar trabalhando pela promoção de um Brasil e de um mundo mais justos, éticos e sustentáveis”, afirmou.

No total, o GPSA premiou sete personalidades que atuam em governos e em organizações da sociedade civil pelas suas notáveis contribuições, influência e impacto na promoção do compromisso social como forma de erradicar a pobreza e promover a prosperidade.

Além de Grajew, houve outros seis vencedores, cada um representando uma região geográfica do mundo. Ibrahim Tanko Amidu, gerente de Programa da ONG Star-Ghana, de Gana, representou a África. Do Leste Asiático e Pacífico, foi premiada Corazon Juliano-Soliman, secretária de Bem-Estar Social e Desenvolvimento das Filipinas. Maia Sandu, ministra da Educação da Moldávia, representou o Leste Europeu e Ásia Central. Pela América Latina e Caribe, foi premiado Gonzalo Hernández Licona, secretário executivo do Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social (Coneval), órgão do governo do México. Aicha Ech-Chenna, fundadora da ONG Solidarité Feminine, do Marrocos, representou o Oriente Médio e Norte da África, enquanto Iftekhar Zaman, diretor executivo da Transparência Internacional de Bangladesh, foi premiado pelo Sul da Ásia.

A cerimônia de premiação ocorreu no primeiro dia do Fórum GPSA, cujo foco está na mudança de paradigma na promoção do compromisso social (social accountability) em relação a uma abordagem de governo, que tenha o cidadão como foco das políticas públicas.

Para saber mais sobre o Fórum GPSA, clique aqui.

Fonte: Rede Nossa São Paulo

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.