NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

NOTA DE PESAR

Ethos lamenta assassinato de Zezico Guajajara

Instituto apela a órgão por investigação

03/04/2020

Compartilhar

O Instituto Ethos lamenta profundamente o assassinato de Zezico Rodrigues Guajajara, da aldeia Zutiwa, Terra Indígena Arariboia, encontrado morto na última terça-feira (31), na estrada Matinha, município maranhense de Arame.

Zezico era uma liderança Guajajara, professor e diretor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru e líder da Coordenação da Comissão dos Caciques e Lideranças da Terra Indígena Arariboia (CCOCALITIA).

Mortos de forma violenta, Guajajaras, Guardiões da Floresta, caciques e jovens indígenas são vítimas de constante ameaça e episódios de violência. Segundo dados do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), foram registrados 49 homicídios de indígenas do povo Guanabara desde o ano 2000, sendo 48 destes casos no estado do Maranhão e um no Pará. Terras indígenas são pressionadas pelo avanço ilegal de madeireiros e grileiros e são protegidas pelo esforço de indígenas em todo o país.

O Instituto Ethos apela ao Ministério da Justiça, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Federal, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão e a Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena (FT – Vida) e do governo do Maranhão, pela investigação de mais essa morte. Também apelamos pelos direitos dos povos indígenas, demarcação de terras e proteção de seus territórios.

Foto: divulgação

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.