NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ethos mostra avanços brasileiros no combate à corrupção em evento da ONU

10/12/2014

Compartilhar

Reunião em Nova York comemora os dez anos da integração do Princípio Anti-Corrupção aos compromissos do Pacto Global (Global Compact) da ONU.

Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos, participou do evento comemorativo ao décimo aniversário do 10º Princípio do Pacto Global (Global Compact) da Organização das Nações Unidas (ONU), aquele que preconiza que “as empresas devem lutar contra a corrupção em todas as suas formas, incluindo suborno e extorsão”.

O evento se realizou nesta quarta-feira (10/12), no Wyndham New Yorker Hotel, em Nova York, com a presença de representantes de algumas das maiores corporações do mundo, de entidades da sociedade civil e de governos.

Em sua apresentação, Jorge Abrahão abordou os progressos obtidos na gestão das empresas pelo Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, com suas 263 signatárias, bem como o papel que o Grupo de Trabalho do Pacto tem desempenhado para influenciar políticas públicas no país, como a aprovação da Lei da Ficha Limpa e da Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção).

O Pacto Global (GC, na sigla em inglês) é uma iniciativa proposta pela ONU para encorajar empresas a voluntariamente adotar a responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade em sua gestão. Anunciado mundialmente por Kofi Annan, então secretário-geral da ONU, na reunião de 31 de janeiro de 1999 do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o GC foi lançado oficialmente em 26 de julho de 2000, quando as empresas signatárias se comprometeram com nove princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho e meio ambiente.

Logo o Pacto Global começou a se estruturar no Brasil. Foi quando o Instituto Ethos conduziu um processo de engajamento das empresas brasileiras ao projeto proposto pelas Nações Unidas, tendo atuado como secretaria executiva e ponto focal do Pacto no Brasil por dez anos. Nessa primeira convocação, 206 empresas aderiram à iniciativa.

Em 2004, o secretário-geral do Pacto Global, Georg Kell, anunciou a integração do 10º Princípio ao Pacto, o de Combate à Corrupção, como forma de fortalecer o crescimento econômico e criar um ambiente de negócios de integridade e transparência.

Por Cristina Spera

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.