NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

IndicadoresEthos

Ethos participa de oficina sobre energia e RSE na América Latina

10/04/2015

Compartilhar

O encontro buscou avaliar nova metodologia para aplicar a responsabilidade social empresarial (RSE) ao setor de energia nos países sul-americanos.     

A Organização Latino-Americana de Energia (Olade) promoveu, no último dia 30 de março, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), a Oficina Regional “Responsabilidade Social Empresarial no Setor de Energia Renovável e Eletricidade: Oportunidades e Desafios para América do Sul”.

O objetivo do encontro, que teve o apoio da Itaipu Binacional e da Cooperação Canadense, foi o de avaliar a aplicabilidade de uma metodologia desenvolvida pela Olade para aplicar a responsabilidade social empresarial ao setor de energia nos países da América do Sul e analisar a experiência desenvolvida pela organização na América Central.

A oficina contou com a presença de especialistas internacionais e regionais, que buscaram responder questionamentos sobre os desafios, oportunidades e tendências com relação à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável na região.

A convite da organização do evento, Ana Lucia de Melo Custodio, coordenadora de Práticas Empresariais do Instituto Ethos, participou como palestrante da sessão “Sistematização da Responsabilidade Social Empresarial no Setor de Energia”, durante a qual apresentou a experiência da criação dos Indicadores Ethos, sua adaptação a vários setores da economia no Brasil e ao contexto de outros países da América Latina. Ana Lúcia também destacou a nova geração dos Indicadores Ethos, suas funcionalidades e o trabalho com as empresas focado na mobilização das cadeias de valor.

Foram comentaristas dessa sessão representantes da Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica (Abradee) e da Asociación de Dirigentes y Empresarios Cristianos (Adec), do Paraguai, que trouxeram sua avaliação sobre a contribuição positiva dos Indicadores Ethos como ferramenta que estimula a mudança de comportamento das empresas e apoia a melhoria da gestão, levando em conta aspectos da sustentabilidade.

Ana Lucia também participou da sessão “Os Desafios da América do Sul Diante das Tendências Internacionais de Responsabilidade Social Empresarial”. Seu papel, desta vez, foi o de comentar a metodologia proposta pela Olade para a sistematização da RSE no setor de energia, a qual foi aplicada na região centro-americana.

Por Benjamin Gonçalves, do Instituto Ethos

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.