NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Ethos Práticas Empresariais

Especialistas de todo o mundo colocam a RSE em perspectiva

15/07/2015

Compartilhar

 

RSE en Perspectiva_CapaPublicação destaca os motivos pelos quais uma empresa deve ser socialmente responsável: por convicção, por interesse e por necessidade

Especialistas de diferentes países participaram da elaboração do livro La RSE en Perspectiva: Ideas para Su Diseño, Implantación, Desarollo y Evaluación, produzido pelo programa Alianza Social da Câmara Venezuelana-Americana de Comércio e Indústria (VenAmCham) e lançado em outubro passado, na abertura do XIV Simposio de RSE – Promoviendo Valores: Caminos para Lograr la Paz, realizado em Caracas, na Venezuela. A obra reúne ferramentas valiosas para os interessados em planejar e executar ações de responsabilidade social empresarial (RSE).

Ao agradecer aos especialistas que contribuíram com seu conhecimento e experiência para a publicação, Víctor Guédez, compilador do livro e presidente da Consultoría en Ética y Responsabilidad Social Empresarial (Cerse), destacou a importância de promover e incentivar a responsabilidade social em empresas públicas e privadas.

Os especialistas participantes da obra consideram que a empresa responsável do século 21 deve assumir compromissos para impulsionar o desenvolvimento da sociedade na qual está presente e acreditam que a publicação se tornará referência obrigatória e fonte de consulta de primeira mão para o planejamento de políticas de responsabilidade corporativa nas empresas da América Latina. Para eles, as escolas de negócios e as universidades, assim como os profissionais que atuam com responsabilidade corporativa, encontrarão no livro informações relevantes para orientar suas atividades.

A publicação, que contou com o patrocínio da Fundación BBVA Provincial, de Caracas, destaca os motivos pelos quais uma empresa deve ser socialmente responsável: por convicção, interesse e necessidade. “Por convicção, porque a ética deve inspirar os compromissos e o comportamento das empresas. Por interesse, porque uma sociedade mais bem formada favorece o desenvolvimento de suas empresas e dá maior legitimidade para que elas operem. Por necessidade, porque as empresas devem dar a melhor resposta possível para enfrentar os desafios do mundo atual.”

A obra consta de seis capítulos. O primeiro, “Planteamiento”, aborda desde o projeto até a avaliação das ações de RSE, passando por sua implementação e desenvolvimento. O segundo, chamado “Diseño”, discute até onde vai a responsabilidade social da empresa e em relação a quem, indicando como a organização deve comunicar o que tem feito nesse aspecto.

O terceiro capítulo, “Implantación”, observa desde os insumos até o consumo e o descarte, passando por toda a cadeia de valor. O quarto, intitulado “Desarrollo”, enfoca a filantropia inteligente os negócios inclusivos e a criação de valor compartilhado.

“Evaluación” é o título do quinto capítulo. Seus temas são: o que se diz que se faz, o que se percebe que é feito e o que se espera que se faça. O sexto e último capítulo, chama-se “Visualización” e aborda o diagnóstico, a agenda e as perspectivas da RSE.

Este é o 22º livro produzido pelo fundo editorial do Comité de Alianza Social da Venamcham, um espaço que promove a responsabilidade social corporativa na América Latina.

Fonte: Forum Empresa

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.