NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Ethos promove evento de lançamento do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência

01/08/2018

Compartilhar

Evento na Unibes Cultural (SP) chamou a atenção para a necessidade de iniciativas de empresas para a promoção de uma cultura de integridade


O Instituto Ethos anunciou hoje o lançamento do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, iniciativa com a proposta de engajar lideranças empresariais, governos e sociedade civil na adoção de práticas efetivas de integridade no ambiente de negócios e nas relações público-privadas. O lançamento aconteceu na manhã desta terça-feira (31), na Unibes Cultural, em São Paulo, e marca uma série de encontros que celebra os 20 anos de existência do Instituto Ethos. A gerente executiva em Práticas Empresariais e Políticas Públicas, Marina Ferro, abriu e conduziu o evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, entre signatárias do Movimento, executivos e executivas de empresas de pequeno, médio e grande porte, além de membros do governo e convidados.

O diretor presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, destacou em sua fala que, embora a sociedade esteja mais madura em relação às questões de integridade e combate à corrupção, há uma necessidade de acelerar o aprendizado. “Somos um país jovem nessa caminhada pela busca por uma cultura de integridade e não corrupção, enquanto outros países já avançaram com mais consistência. Para que avancemos, não há mais possibilidade de atuação solitária, individual, ou de ações isoladas das organizações. Necessitamos de ações coletivas, que envolvam diferentes atores, como agentes públicos e organizações da sociedade civil, além de construir coalizões, alianças e ações coletivas, para que possamos, efetivamente, ter impactos e resultados nessa agenda de Integridade”.

O Painel sobre a Carta Compromisso recebeu o secretário da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, o consultor da Transparência Internacional, Guilherme Dônega, e o coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Márcio Sobral, para discutir as perspectivas dos atores e estratégias para potencializar a agenda de Integridade. A Carta Compromisso já foi assinada por mais de 40 empresas signatárias de diferentes áreas, com diferentes graus de amadurecimento quanto à implementação de práticas de integridade. Sete das organizações signatárias do Movimento já foram aprovadas como Empresa Pró-Ética, prêmio que reconhece as empresas que estimulam práticas íntegras em seus negócios.

Para encerrar o evento, foi realizado um ato solene com assinaturas e breves depoimentos das empresas que aderiram ao Movimento pela Integridade e Transparência.

 

Por Laís Tarifa Dias, Walk4Good

Foto: Ivan Almeida

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.