NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Ethos promove Oficina de Transparência em Direitos Humanos

O evento foi realizado em parceria com a Rede Pacto Global e com o Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV

03/06/2019

Compartilhar

O Instituto Ethos, o Centro de Direitos Humanos e Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV CeDHE) e a Rede Pacto Global realizaram no último dia 22 de maio, na sede da TOTVS, a Oficina “Transparência em Direitos Humanos”. A discussão foi voltada para as empresas associadas ao Instituto Ethos, especialmente aquelas ativas na agenda de direitos humanos e para as que compõe a Rede do Pacto Global da ONU.

A oficina buscou compreender se as maiores empresas que atuam no Brasil reportam direitos humanos e como esse processo é realizado por elas. O evento contou com duas apresentações: uma da Professora Flavia Scabin, sobre o contexto da agenda de empresas e direitos humanos no Brasil, discorrendo sobre a questão de respeito e transparência das ações de direitos humanos, conforme definido pelos Princípios Orientadores de Empresas e Direitos Humanos da ONU; e outra do Professor da Flávio Hourneaux Jr. da Faculdade de Economia e Administração da USP, sobre o desafio da mensuração da sustentabilidade para as organizações.

A dinâmica com as empresas participantes da oficina buscou compreender as seguintes questões: O que a sua empresa entende que seja a prestação de contas em direitos humanos? Quais ferramentas a sua empresa usa para prestar contas em direitos humanos? Quais direitos são abordados na prestação de contas e quais são os atores envolvidos?  Quais são os desafios para a prestação de contas e quais são prioritários para serem endereçados?

Essa atividade foi a primeira de uma série de encontros que tem por finalidade a elaboração de uma pesquisa e o desenvolvimento de um conjunto de recomendações para as empresas, construído de forma colaborativa, sobre como assegurar a transparência em direitos humanos em suas práticas. O projeto pretende também elaborar recomendações para o Governo sobre como demandar transparência em direitos humanos das empresas, atuando em seu território e jurisdição.

Essa pesquisa também será utilizada para a elaboração dos novos Indicadores Ethos em direitos humanos, voltados para averiguar o nível de cumprimento das empresas a respeito dos princípios orientadores de direitos humanos da ONU. A iniciativa faz parte do projeto “Coalizão sobre empresas e direitos humanos”, que reúne as principais organizações da sociedade civil que atuam na temática.  O projeto tem o apoio da Open Society Foudations e da Embaixada Britânica.

Por: Sheila de Carvalho, Coordenadora de Projetos de Direitos Humanos do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.