NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

Ethos Direitos Humanos

Empresas discutem promoção da equidade de gênero

23/04/2015

Compartilhar

Reunião do GT de Empresas e Direitos Humanos contou com a participação especial de Maria Cristina Corral, da SMPM, e Tatiana Trevisan, do Walmart.

Em sua reunião de 14 de abril, o Grupo de Trabalho Empresas e Direitos Humanos, do Instituto Ethos, discutiu a promoção da equidade de gênero no meio empresarial. O encontro contou com a participação da convidada Maria Cristina Corral, coordenadora de Autonomia Econômica da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM), de São Paulo. Contou também com uma apresentação especial de Tatiana Trevisan, gerente de Sustentabilidade do Walmart, que é membro do GT e parceiro institucional do Ethos.

Maria Cristina Corral abriu a reunião do GT apresentando o trabalho da secretaria em que atua. Criada em 2013 para discutir tanto as gestões privadas para mulheres quanto as públicas, no município de São Paulo, a SMPM visa tratar da transversalidade do tema das mulheres nas demais secretarias, fomentar a participação e controle social por meio da organização das mulheres em seus territórios e elaborar e organizar ações de enfrentamento à violência contra as mulheres. A Coordenadoria de Autonomia Econômica, mais especificamente, elabora e organiza as ações que objetivam a autonomia econômica e o empoderamento das mulheres, além de acompanhar a tramitação de leis e regulamentações relacionadas aos direitos das mulheres.

Tatiana Trevisan, por sua vez, apresentou a iniciativa Mulher 360: Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher, uma iniciativa de algumas das mais representativas empresas do país, entre as quais o Walmart. O projeto busca promover a equidade de gênero e o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão de 360 graus, por meio do fomento, sistematização e difusão de avanços em políticas de práticas empresariais e engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral.

O Movimento Mulher 360 está se expandindo e, no segundo semestre, será lançado como uma organização independente, formada por empresas associadas, com o propósito de articular e mobilizar o setor empresarial e a sociedade para ações coordenadas e de grande impacto que contribuam para promover uma transformação positiva da situação feminina no mercado de trabalho e na sociedade.

No debate que se seguiu às apresentações, as empresas discutiram os obstáculos que persistem ainda hoje para se superar o cenário de desigualdade nas empresas. Entre os principais pontos levantados, falou-se sobre como o meio empresarial ainda é permeado por um ideal de liderança masculino, a dificuldade para as mulheres ocuparem altos cargos executivos e como, embora mais escolarizadas, elas ainda ganham salários menores do que os dos homens.

Para colaborar com o debate, o Instituto Ethos apresentou dois projetos de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado, que visam estabelecer punição e mecanismos de fiscalização contra a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Diante do interesse das empresas pelo tema da desigualdade salarial, o Ethos se prontificou a levantar mais informações sobre a questão, acompanhar a tramitação dos projetos de lei e analisar novas formas de engajar o GT no debate sobre desigualdade de gênero no meio empresarial.

Participaram da reunião representantes das empresas Carrefour, FGV, Grupo Brasanitas, Lead Comunicação, Novelis, Report Sustentabilidade, Sanasa, Shell, Stora Enso, Syngenta, Vetor C, Walmart, Whirlpool, WoodBridge Group e WTorre.

Por Ana Letícia Salla, do Instituto Ethos

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.