NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Evento discute abastecimento ético e conservação da biodiversidade

21/06/2013

Compartilhar

Conferência reúne empresas, comunidades e especialistas para debater as perspectivas para o abastecimento com respeito nas cadeias produtivas.

No dia 25 de junho, empresários dos setores de alimentos, bebidas e cosméticos, representantes de comunidades tradicionais e especialistas vão reunir-se em São Paulo durante a conferência “A Beleza do Abastecimento com Respeito”. O objetivo é discutir os caminhos que podem levar a relações de comércio justas entre empresas e comunidades tradicionais e de que maneira o abastecimento ético das cadeias produtivas da indústria pode favorecer a conservação da biodiversidade.

Organizado pela União para o Biocomércio Ético (UEBT) e pelo Movimento Empresarial pela Biodiversidade – Brasil (MEBB), o evento  será no anfiteatro do escritório Tozzini Freire Advogados, na Rua Borges Lagoa 1328, 5º andar, na Vila Mariana, em São Paulo.

A palestra de abertura é com o economista Ricardo Abramovay. Na ocasião, serão divulgados os dados do mais recente Barômetro da Biodiversidade, a pesquisa que a UEBT realiza em vários países há cinco anos consecutivos para saber as tendências de comportamento dos consumidores em relação a produtos e marcas que empregam ingredientes da biodiversidade.

“Ao longo dos últimos cinco anos, tendo pesquisado 31 mil pessoas em onze países, percebemos que os consumidores em economias emergentes, como a do Brasil, estão conscientes e se preocupam com a biodiversidade e com o modo como a indústria se relaciona com o uso sustentável dos ingredientes naturais”, avalia Rik Kutsch Lojenga, diretor-executivo da UEBT.

Duas sessões de debates darão continuidade às discussões sobre os elos do abastecimento com respeito nas cadeias produtivas e sobre o acesso e repartição de benefícios (ABS), com a participação de especialistas que acompanham o desenvolvimento desse assunto mundialmente. A intenção é encontrar pontos que indiquem as perspectivas para a relação entre empresas e comunidades que envolva o uso da biodiversidade e a conservação das espécies.

“O grande desafio é estabelecer parcerias onde os interesses sejam comuns”, avalia Rubens Gomes, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), que representará as comunidades tradicionais na conferência.

Segundo Gomes, essas comunidades fazem uso sustentável da biodiversidade há centenas de anos, mas, com o aumento dessa escala, cresce a importância em traduzir essa atividade em oportunidades de geração de riqueza para o bem-estar dessas populações, as quais têm relevante papel na conservação da biodiversidade. Para ele, as parcerias entre empresas e comunidades precisam estar apoiadas em transparência, interesses comuns e práticas comerciais justas e equitativas.

Veja aqui a programação completa.

SERVIÇO
O quê:
Conferência “A Beleza do Abastecimento com Respeito”;
Quando:
25 de junho de 2013, das 8h30 às 16h00;
Local: Sede da Tozzini Freire Advogados, no Anfiteatro;
Endereço: R. Borges Lagoa 1328, 5º andar – Vila Mariana, São Paulo (SP).

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.