AGENDA

Compartilhar

Evento em BH reúne candidatos a prefeito para compromisso com legado social da Copa

A campanha “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?” propõe assinatura de termo de responsabilidade em evento na próxima sexta-feira (31/8).

A Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, por meio do Programa Cidades Sustentáveis, reúnem os candidatos a prefeito de Belo Horizonte (MG) para propor um compromisso social. O evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?”, que vai se realizar no dia 31 de agosto de 2012, no Auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA, a partir das 9h30, vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. A capital mineira será uma das sedes do torneio de 2014 e da Copa das Confederações, já em 2013. 

Os candidatos presentes serão convidados a firmar os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos).

Em Belo Horizonte, as organizações locais parceiras desta ação nacional irão também solicitar aos candidatos à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte adesão ao documento ‘Compromisso com a Ética, a Cidadania, a Transparência e o Legado Positivo para a Cidade a Partir dos Megaeventos’, cujo conteúdo foi produzido em colaboração com diversos grupos, entidades e movimentos da sociedade civil, como ONGs, associações de moradores, grupos de juventude da Região Metropolitana de Belo Horizonte e frentes de defesa dos direitos humanos.

Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente a ex-jogador Raí Oliveira, diretor da organização. Já o representante do Instituto Ethos/Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios será Henrique Lian. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis será representada por Maurício Broinizi.

Candidatos que já confirmaram presença: Maria da Consolação (PSOL), Patrus Ananias (PT), Tadeu Martins (PPL) e Vanessa Portugal (PSTU). O evento contará também com a participação do jornalista Eduardo Costa (Rádio Itatiaia e TV Record Minas), que atuará como mestre de cerimônia dessa solenidade pública.

A ação acontece em meio a um momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.

Depois de Manaus (AM), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Natal (RN) e, agora, Belo Horizonte (MG), a ação passará ainda por Fortaleza (CE), no dia 3/9, Salvador (BA), no dia 5/9, e Curitiba (PR), no dia 11/9.

Além das três organizações realizadoras, a iniciativa conta com o apoio das seguintes organizações: Centro Universitário UNA, Movimento Nossa BH, Oficina de Imagens, Fórum das Juventudes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ONG Mãos Limpas, Movimento das Associações de Moradores de Belo Horizonte (MamBH), Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG, Sesi, Fiemg, Frente pela Cidadania Metropolitana, Colegiado Metropolitano pela Sociedade Civil, Casa do Beco, Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
Visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte nas escolas. A meta é a ampliação e qualificação do esporte educacional em 100% das escolas públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

Pacto pela Transparência Municipal
Tem com objetivo comprometer os(as) futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis
Totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a essa agenda e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

SERVIÇO
O quê: Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual É o Legado para a Sua Cidade?;
Data: 31 de Agosto de 2012 (sexta-feira), a partir das 9h30;
Local: Auditório do Campus Aimorés do Centro Universitário UNA;
Endereço: Rua Aimorés, 1451, Bairro Lourdes (próximo à Praça da Liberdade) – Belo Horizonte (MG);
Mais informações: Para saber mais sobre as plataformas, bem como quanto aos locais e horários dos encontros, acesse os sites:
Atletas pela Cidadania (www.atletaspelacidadania.org.br) – Pacto pelo legado socioesportivo;
Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (
www.cidadessustentaveis.org.br) – Programa Cidades Sustentáveis;
Projeto Jogos Limpos, do Instituto Ethos (www.jogoslimpos.org.br) – Pacto pela Transparência.

 

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.