NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Exerça o voto, respeite o pleito e escolha a democracia

28/09/2022

Compartilhar

É chegada a hora de a sociedade brasileira imbuir-se da potência do nosso espírito democrático e garantir a realização de eleições livres, íntegras e pacíficas em todo o território nacional.

Neste domingo, diante do aumento da violência política e do avanço autoritário em curso, exercer a democracia transcenderá o exercício do direito ao voto. Entre os mais importantes deveres da população deste país estará o compromisso individual e coletivo de zelar para que o processo eleitoral transcorra como se deve em democracia: em um ambiente em que todo o eleitorado e todas as candidaturas em disputa gozem de seus direitos e liberdades em máxima segurança; que missões de observação, mesários, mesárias e todos os agentes da Justiça Eleitoral possam realizar seu trabalho em plena tranquilidade; e que todos os brasileiros e todas as brasileiras, sem exceção, respeitem o sufrágio popular e legitimem, sem hesitação, o resultado da escolha da maioria da população expresso nas urnas.

Em 2 de outubro, é preciso celebrar a democracia e ir às urnas. É vital que a participação eleitoral seja a mais ampla e diversa possível, fortalecendo a legitimidade do pleito e qualificando a representatividade política nacional. É necessário desarmar-se do ódio e lembrar que divergências políticas não nos tornam inimigos, mas adversários na arena pública, e que a tolerância, o diálogo e a convivência pacífica devem prevalecer em todas as esferas da nossa construção coletiva. Ao nos encontrarmos nos colégios eleitorais, a multiplicidade de cores das nossas bandeiras políticas não pode ser motivo para hostilidades, mas deve ser compreendida como evidência da pluralidade intrínseca a qualquer sociedade de fato democrática.

À medida que nos aproximamos do pleito, o anseio pelo sucesso eleitoral de quem representa as nossas escolhas políticas não pode, em hipótese alguma, se sobrepor ao compromisso com o estrito cumprimento das regras do jogo democrático. A autoridade da Justiça Eleitoral e as determinações da legislação que regulamenta este processo primordial à vida democrática requerem absoluto respeito, de forma que a disputa se dê com equidade e isonomia.

Conclamamos toda a sociedade brasileira a declarar compromisso incondicional com o respeito ao resultado das urnas. A vontade popular expressa por meio de um sistema eleitoral mundialmente reputado por sua qualidade e credibilidade, sem indícios de fraude em toda a sua história, precisa ser reconhecido, legitimado e implementado sem quaisquer contestações.

Que as eleições de 2022 no Brasil sejam a expressão de uma sociedade verdadeira e profundamente comprometida com a construção, o aprofundamento e o fortalecimento de sua democracia.

Por: Pacto pela Democracia

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.