AGENDA

Compartilhar

Falta de transparência nos gastos da COPA de 2014 é tema de seminário no Rio

A apuração dos Indicadores de Transparência criados pelo Instituto Ethos mostra que o quadro geral é ruim. Prefeitura e Governo do Rio de Janeiro recebem notas baixas por esses indicadores. 

 

Contatos: Cristina Spera (11) 9 8895-5740

Pedro Malavolta  – (11) 9 8965-0960

No dia 26 de setembro (quinta-feira), às 14:00, o projeto Jogos Limpos realiza o SEMINÁRIO JOGOS LIMPOS – Transparência na Copa 2014 e Olimpíada 2016 no Rio de Janeiro: Como está esse jogo?

Na ocasião, serão apresentados dados sobre os Indicadores de Transparência criados pelo Instituto Ethos para avaliar os investimentos públicos feitos por estados e municípios para a Copa do Mundo do ano que vem.

A apuração dos Indicadores de Transparência mostra que o quadro geral é ruim. Dez das doze cidades-sede da Copa fizeram menos de 19 pontos numa escala que varia de 0 a 100, sendo sua transparência classificada como “Muito Baixa”. A cidade do Rio de Janeiro obteve uma das notas mais baixas: 14,98 pontos. Somente duas prefeituras foram avaliadas com nível “Médio” nos Índices, mesmo assim não passaram dos 50% dos pontos: Belo Horizonte e Porto Alegre fizeram, respectivamente, 48,44 e 48,87 pontos.

A pesquisa feita para os Estados também mostrou números ruins. Dois foram avaliados como nível de transparência muito baixo e quatro como baixo, incluindo o governo fluminense, que fez 30,33 pontos.

Conheça os indicadores. (clique aqui)

No mesmo evento, serão também apresentados os resultados da primeira edição do estudo “Copa e Olimpíadas: para onde está indo nosso dinheiro?”

Esse estudo reúne informações sobre os investimentos feitos pelos governos estadual e municipal, em 2012, para o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos na capital carioca. No final deste ano deve ser lançada a segunda edição do estudo analisando o primeiro semestre de 2013.

O seminário começa às 14h e vai se realizar no Clube de Engenharia, localizado na Avenida Rio Branco, 124, no centro do Rio. Estarão presentes: Felipe Saboya (Instituto Ethos); Elcione Diniz Macedo (presidente substituto da Autoridade Pública Olímpica); e Luiz Mário Behnken (coordenador do Fórum Popular de Orçamento), entre outros.

Esse seminário faz parte de uma roda de eventos que já está ocorrendo em todas as cidades-sede da Copa. Já foram realizados seminários em Belo Horizonte, Cuiabá e Brasília. O próximo será em Porto Alegre, em 16 de outubro.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

Serviço:

SEMINÁRIO JOGOS LIMPOS – Copa 2014 e Olimpíada 2016: Como está esse jogo?

Dia 26 de Setembro de 2013

a partir das 14 horas

Clube de Engenharia

Avenida Rio Branco, 124 , Centro, Rio de Janeiro

 

Programação

14h – Abertura do evento

 

14h15 – Apresentação dos Indicadores de Transparência por Felipe Saboya (Instituto Ethos)

 

15h – Debate – Direito à Cidade do Rio de Janeiro

Debatedores:

Elcione Diniz Macedo, presidente substituto da Autoridade Pública Olímpica (APO)

Paulo Romeiro – Instituto Polis

16h15 – Intervalo

16h30 – Debate: Gestão de Recursos Públicos

Debatedores: 

Luiz Mario Behnken – coordenador do Fórum Popular do Orçamento

Gil Soares Júnior – coordenador de Projetos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.