NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Ferramentas para avaliar e relatar o progresso das empresas rumo à sustentabilidade

22/05/2013

Compartilhar

Ethos participa da conferência da GRI em Amsterdã, para mostrar um pouco do cenário brasileiro em relação à transparência e à sustentabilidade nos negócios.

Por Jorge Abrahão*, de Amsterdã, na Holanda

Começou nesta quarta-feira (22/5) e vai até 24 de maio a Global Conference on Sustainability and Reporting (Conferência Global sobre Sustentabilidade e Relatórios), em Amsterdã, na Holanda, evento promovido pela Global Reporting Initiative (GRI), que reunirá 1.500 líderes e profissionais de empresas, sociedade civil, organizações internacionais, governos, instituições financeiras, relações trabalhistas e academia, com o objetivo de estabelecer soluções colaborativas para o atual desafio de sustentabilidade que enfrentamos atualmente.

O Instituto Ethos fará parte da Delegação Brasileira na conferência de Amsterdã, com o objetivo de mostrar um pouco do cenário brasileiro em relação à transparência e à sustentabilidade. O painel do qual o Ethos participa tratará dos desafios do Brasil, um país que, apesar de jovem, tem proporções continentais, assim como seus desafios nas questões sociais e ambientais.

Os principais pontos a serem trabalhados na intervenção brasileira serão as ações que instituições e empresas podem realizar para aumentar o nível de transparência e melhorar as práticas de sustentabilidade.

Os resultados que vêm sendo obtidos nessa caminhada podem ser demonstrados pela crescente quantidade e qualidade dos relatórios de sustentabilidade existentes no país.

GRI e os Indicadores Ethos

Outro importante destaque da Conferência Global de Amsterdã será o lançamento da próxima geração das Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade GRI-G4, que introduz a integração da informação de sustentabilidade com a informação financeira.

Este também é o ano em que o Ethos lançará a nova geração dos Indicadores Ethos, que busca integração com as principais referências de sustentabilidade em que se baseiam as empresas.

Os Indicadores Ethos e as Diretrizes da GRI são ferramentas que se complementam. Enquanto os Indicadores funcionam como uma ferramenta de autoavaliação, os relatórios GRI funcionam como uma ferramenta de relato, ou seja, de informar o que se fez e aonde se quer chegar.

Para relatar as ações empresariais com clareza, é preciso criar um processo de conhecimento dentro da empresa para que ela saiba avaliar sua gestão na perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social. Sendo assim, os Indicadores Ethos representam uma importante ferramenta de avaliação, desde a sua criação, no ano de 2000.

Sinergia entre Indicadores Ethos e GRI-G4

A nova versão dos Indicadores Ethos está sendo pensada e construída em conformidade com a GRI-G4, para que ambas as ferramentas continuem caminhando em conjunto. Essa nova geração dos Indicadores Ethos está sendo elaborada com uma revisão do questionário, atualizando-se a ferramenta de forma participativa para gerar impactos positivos. O objetivo da nova edição é estabelecer sinergia entre os Indicadores Ethos e as práticas das normas de responsabilidade social ISO 26000 e ABNT NBR 16001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como com as Diretrizes da GRI.

Já a quarta geração das Diretrizes da GRI para Relatórios de Sustentabilidade, a GRI G4, está sendo pensada com o intuito de tornar o relato mais fácil e preciso.

Como parte do processo participativo da nova geração dos Indicadores Ethos, será aberta, a partir de 27 de maio e até 14 de junho, uma consulta pública sobre os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, pelo site do Instituto Ethos.

* Jorge Abrahão é presidente do Instituto Ethos.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.