AGENDA

Compartilhar

FGV realiza evento anual da plataforma Empresas pelo Clima (EPC)

No encontro, GVces irá divulgar o estudo “Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil: Florestas”.

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) promove, no dia 25 de outubro de 2012, o Evento Anual da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), uma das principais iniciativas existentes no país para o incentivo da cultura de baixo carbono no meio empresarial.

O encontro deste ano, que acontecerá no Teatro Vivo, em São Paulo, promoverá a apresentação das realizações da EPC em 2012 e o lançamento da agenda do ciclo 2013. No mesmo dia, será divulgado o estudo Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil: Florestas.

O EPC é uma plataforma empresarial permanente cujo objetivo é mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), para a gestão de riscos climáticos e para a proposição de políticas públicas e de incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas.

Lançado em 2009, por meio de uma parceria com The Prince of Wales Corporate Leaders Group on Climate Change (CLG), o projeto nasceu com o apoio de 27 empresas. Hoje, a iniciativa já conta com a adesão de 36 corporações, entre as quais o Itaú Unibanco, a Vale, a Petrobras, a Votorantim, a Telefônica/Vivo e o Grupo Suzano. Estas empresas articulam-se não apenas para a discussão e implementação de ações relacionadas à gestão e à redução de emissões de GEE, mas também para se posicionarem como organização e como setor para a difusão dos assuntos relacionados ao clima, para influenciar políticas públicas por meio de propostas positivas e para a coconstrução de soluções inovadoras diante dos desafios que se colocam em relação à transição para uma economia de baixo carbono no Brasil.

“O caminho a ser traçado para a viabilização de uma economia de baixo carbono passa pela internalização nas organizações de um novo olhar e pelo compartilhamento de esforços entre setor público e iniciativa privada”, afirma o coordenador do GVces, Mario Monzoni. “A inclusão do baixo carbono na agenda positiva do governo e no dia a dia decisório das organizações empresarias é imprescindível para que sua incrustação seja de profundidade equiparável à sua importância”, reforça.

A partir das atividades do EPC, o empresariado brasileiro avalia seus riscos e oportunidades, além de discutir coletivamente soluções práticas e contribuições ao marco legal do país de políticas de baixo carbono. Com esse esforço, a iniciativa busca fortalecer a competitividade da indústria nacional em um novo contexto econômico global, garantir maior acesso dos produtos brasileiros aos mercados internacionais e construir um mercado interno propício ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e a práticas empresariais com menor potencial emissor de GEE, bem como promover a segurança energética brasileira.

O evento deste ano terá como cerne um debate sobre “Competitividade e Mudanças Climáticas”. O tema será trazido à arena por Carlos Eduardo Frickmann Young, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em palestra introdutória abordando a incorporação da agenda de clima na estratégia do negócio, riscos e oportunidades relativos às mudanças climáticas para a competitividade da indústria nacional e principais gargalos para a fabricação de produtos competitivos com baixa pegada de carbono no Brasil.

Esse será o pano de fundo para o debate, com a participação de Carlos Klink, secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e de Britaldo Soares, CEO da AES Brasil, além de Frickmann Young, a respeito da competitividade no contexto das mudanças do clima, principalmente no tocante ao incremento na representatividade de energias renováveis na matriz energética brasileira, ao papel da inovação tecnológica para o desenvolvimento de soluções em clima, redução da pegada de carbono dos produtos e serviços e ganho de competitividade pela indústria brasileira e às oportunidades e demandas em relação a uma política fiscal de incentivo a uma economia de baixo carbono.

SERVIÇO
O quê: Evento Anual da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC);
Quando: 25 de outubro de 2012, das 14h00 às 19h00;
Local: Teatro Vivo;
Endereço: Av. Dr. Chucri Zaidan, 860, Morumbi – São Paulo (SP);
Mais informações e inscrições:
Pelo site http://comunicacao.gvces.com.br/comunicados/2012/epc/eventoanual/index.html.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.