NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Frente pela Vida

Iniciativa busca soluções para a crise e promove marcha virtual no dia 09/06

05/06/2020

Compartilhar

Capitaneada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi lançada, no dia 29/05, a Frente pela Vida, movimento que reúne entidades de diversos setores da sociedade civil para buscar soluções para a crise em que nos encontramos. A iniciativa tem um manifesto que reúne seis pilares que abarcam as diversas dimensões da vida.

O Instituto Ethos subscreve a iniciativa por acreditar em seus pilares e na necessidade de reforçar as iniciativas oriundas dos coletivos da ciência brasileira.

Por acreditar na importância da iniciativa, compartilhamos esse manifesto (que pode ser lido abaixo) e realizamos o chamamento para assinaturas. Para realizar a adesão e realizar a assinatura, basta enviar um e-mail para: [email protected] e [email protected].

No dia 09/06, haverá uma Marcha Virtual pela Vida, confira a programação.

Leia abaixo o manifesto da Frente pela Vida:

O Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política – exigindo de toda sociedade, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, baseada na democracia e na busca de soluções conjuntas para o bem comum de toda a população.

O país é hoje o epicentro da pandemia da Covid-19 na América Latina. Temos a maior taxa de transmissão da doença, o segundo maior número de casos no mundo e a maior taxa diária de mortes, mesmo sem considerar a comprovada subnotificação. Vivemos uma situação de gravíssima emergência em saúde pública, com mais de 400.000 infectados já notificados e ultrapassamos 25.000 mortos.

A Frente pela Vida, para a qual todos os setores da sociedade brasileira estão convidados a participar, está baseada nos seguintes pilares:

  • O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;
  • As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da Covid-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;
  • O Sistema Único de Saúde (SUS) é instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;
  • A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;
  • É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;
  • A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.