CURSO

Compartilhar

Gestão ASG (ESG): atributo fundamental para a transformação e perenidade dos negócios

Data: 04/05/2022

Horário: das 9h às 12h

Local: Online e ao vivo, via webconferência na plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 21 horas

Vagas limitadas, 50% de desconto para estudantes, certificado de realização ao final do workshop

Inscreva-se

O que você vai aprender?

No momento atual, a sobrevivência das organizações é desafiada por múltiplas crises: ambiental, ética, social e sanitária. Formou-se quase um consenso de que a retomada da atividade empresarial em todo o mundo perpassa, entre outros fatores, por uma gestão voltada para a sustentabilidade. 

Os critérios de avaliação de sustentabilidade (ou ESG, sigla em inglês, para ambiental, social e governança) têm avançado em repercussão e em práticas no mundo empresarial nacional e internacionalmente. 

No setor financeiro, a inclusão de práticas ASG (ESG) nas decisões de investimentos e na concepção de produtos financeiros, virou realidade. Os investidores estão muito sensibilizados para a correlação de risco e desempenho socioambiental e seguem a agenda do mainstream, que avança para um consenso de que resultados em ASG (ESG) têm o enorme potencial de transformar a sociedade. 

Consumidores, movimentos civis organizados e sociedade como um todo exigem, cada vez mais, uma postura empresarial voltada para a manutenção dos valores da vida em sociedade. E é sobre dar esse importante passo na gestão da sua empresa ou organização que esse curso se trata.

Como você vai aprender?

Aulas síncronas de 3 horas: expositivas, estudos de caso, reflexões individuais e em grupos, diálogo com o professor a partir de provocações e leitura de textos.

Qual o resultado?

– Você entenderá como a tendência da gestão ASG (ESG) se comporta no mercado corporativo nacional e internacional.

– Você conhecerá mais sobre o contexto e fatores que dizem respeito à uma gestão voltada para a sustentabilidade e quais são as temáticas que rondam essa tendência e fazem parte dela, mesmo que indiretamente.

– Você descobrirá mais profundamente os três pilares ASG (ESG): ambiental, social e governança.

– Você vai compreender como a gestão ASG (ESG) se comporta frente ao mercado de stakeholders.

– Você vai transformar a sua visão sobre essa temática e também os rumos da gestão da sua empresa ou organização.

– Você desenvolverá habilidades atrativas para o mercado corporativo e fará parte dessa nova tendência mundial.

A quem se destina?

O curso se destina a um público bastante amplo. Inclui: profissionais e gestores das mais diversas áreas (RH, compras e contratações, logística, estruturação financeira, relações com investidores, contabilidade, gestão de riscos corporativos, auditoria interna, comunicação e marketing, compliance, entre outros) que queiram entender a abrangência do conceito de sustentabilidade empresarial e critérios de avaliação ASG (ESG) para serem incorporados em seus processos de negócio.

Também inclui consultores, gestores públicos e legisladores; profissionais de todos os setores incluindo governo e associações de classe (como CNI e Sistema S) e ainda profissionais da área de responsabilidade social e sustentabilidade, ou que almejam uma transição de carreira para essas áreas.

Programa

04/05 | Aula 1

  • As pressões institucionais e as forças recentes de mercado impulsionadoras do movimento ASG (ESG);
  • Tendências relacionadas a gestão para a sustentabilidade;
  • Os principais conceitos e lentes que contextualizam a onda ASG (ESG): responsabilidade social, sustentabilidade empresarial, criação de valor compartilhado, negócios de impacto, capitalismo de stakeholders.

06/05 | Aula 2

  • Destrinchando os aspectos de ASG (ESG): Governança e Transparência;
  • Comunicação ASG (ESG): modelos de relatórios, os frameworks do mercado.

11/05 | Aula 3

  • Destrinchando os aspectos de ASG (ESG): Social.

13/05 | Aula 4

  • Destrinchando os aspectos de ASG (ESG): Ambiental.

25/05 | Aula 5

  • Finanças sustentáveis.

26/05 | Aula 6

  • Investimento ASG (ESG).

27/05 | Aula 7

  • ASG (ESG) na prática.

Facilitadoras

Mariana Kohler Pereira

Graduada em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Consultora com 20 anos de experiência na área da sustentabilidade e responsabilidade social empresarial. 

Trabalhou na Repsol-YPF, Bureau Veritas, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Fundação Roberto Marinho e Invepar. É sócia-fundadora da “Em Roda Consultoria e Experiências”, que se dedica a fazer da sustentabilidade um atributo de valor para os negócios e marcas, com expertise em desenvolvimento de estratégias e implementação de processos. 

Tem atuação ativa como professora convidada em cursos de curta duração: Gestão Integrada ASG (ESG) e Gestão da Diversidade nas Organizações pela Escola de Negócios do IAG-PUC Rio, em cursos de pós-graduação na UFRJ (MBA EGS – Economia e Gestão Sustentável e MBA RTS- Responsabilidade Social e Terceiro Setor), e na Mackenzie Rio.

Andréia Marques

Economista, bacharela em direito e doutora em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e TU Delft (Holanda), e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e em Gestão do Terceiro Setor pela Faccamp. 

Foi executiva da área financeira em bancos como Nacional, BCN, Santander e Bankboston. Desde o ano 2000, atua como profissional da área de sustentabilidade em grandes empresas e ONGs como CPFL Energia, Medley Farmacêutica e BP Biocombustíveis, além do CDI Campinas. 

Hoje, com consultoria própria – Amarques & Associados, realiza projetos nas áreas de gestão ASG (ESG) e engajamento de stakeholders, construção de projetos de desenvolvimento local, análise de riscos socioambientais, capacitação de conselhos locais e certificações sociais. Conselheira de organizações não governamentais e mentora para temas socioambientais da Baita Aceleradora de Startups em Campinas.

Investimento

R$ 3.518 – parcelados em até 3x no cartão de crédito

Os módulos não poderão ser vendidos separadamente

Participação via CPF e CNPJ

50% de desconto para estudantes

Formas de pagamento: boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito via PagSeguro

Benefícios para empresas associadas

Categoria Institucional 

20 vagas em cursos: inscrição gratuita para 20 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos realizados em 2022, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 75% para demais participantes.

Categoria Vivência  

17 vagas em cursos: inscrição gratuita para 17 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos realizados em 2022, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 75% para demais participantes.

Categoria Essencial    

10 vagas em cursos: Inscrição gratuita para 10 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos realizados em 2022, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 25% para demais participantes.

Categoria Conexão

Desconto de 15% para todos os participantes. Não possui inscrição gratuita para colaboradoras e colaboradores.

Certificado

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total do curso. Os certificados serão enviados por e-mail em formato eletrônico (PDF).

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.