CURSO

Compartilhar

Gestão de Riscos ASG (ESG) no Contexto da Sustentabilidade

Data: 25/04/2022

Horário: das 9h às 12h

Local: Online e ao vivo, via webconferência na plataforma Zoom Meetings

Carga horária total: 12 horas

Vagas limitadas, 50% de desconto para estudantes, certificado de realização ao final do workshop

Inscreva-se

O que você vai aprender?

Até onde vai a gestão de riscos nas organizações e empresas?

Muitas empresas que operam no Brasil foram e são influenciadas pela Operação Lava Jato e pela Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa. Por isso, quando se trata da gestão de riscos, essas empresas focam, quase exclusivamente, nos riscos relativos às fraudes e crimes econômicos, implicados por essas legislações.

Contudo, esse reducionismo impede que as organizações analisem de maneira ampla e melhorem seu desempenho em outros sistemas de gestão como: saúde e segurança do trabalho, conformidade legal e regulatória, proteção do meio ambiente, qualidade dos produtos e serviços oferecidos, respeito aos direitos humanos, defesa do consumidor, entre outros.

Durante o curso, vamos focar na análise das vulnerabilidades do que vem sendo praticado atualmente pelo mercado, desenvolvendo nos participantes uma visão integrada dos processos, problemas e desafios. Assim, todos os presentes estarão aptos a atuarem como verdadeiros agentes de mudança e alavancarem transformações em suas empresas, rumo a um desenvolvimento sustentável.

O contexto ASG (ESG), como uma demanda crescente do mercado, irá transpassar todos os momentos do curso, como mote essencial para capacitar os profissionais para uma tomada de decisão e gestão de riscos consciente, transparente e direcionada.

Como você vai aprender?

O nosso método de ensino alterna momentos expositivos e participativos. Os casos apresentados visam trabalhar a interdisciplinaridade do tema, além de trazer o cenário do dia a dia para os participantes.

Qual o resultado?

– Você vai conhecer um panorama nacional e internacional da gestão de riscos por meio da apresentação de cases e análise de demandas do mercado.

– Você vai estar apto a implementar um método de gestão de riscos, com base no contexto ASG (ESG), na sua empresa ou organização. 

– Você vai entender os benefícios da implementação do método ASG (ESG) no que diz respeito a transparência com investidores/stakeholders.

– Você vai tornar sua empresa competitiva com as demandas do mercado, tornando sua empresa mais atrativa, sustentável e transparente, reduzindo riscos efetivamente.

A quem se destina?

Profissionais formados em diferentes áreas, atuantes em cargos de supervisão e gestão, ou demais profissionais que desejam desenvolver competências em gestão de riscos, gestão integrada, sustentabilidade e técnicas de aplicação do sistema ASG (ESG) de gestão.

Programa

25/04 | Módulo 1 – Gestão de Riscos: fundamentos

  • Introdução: breve panorama histórico, riscos globais, abordagens e princípios.
  • Gestão de riscos no contexto ASG (ESG): expectativas do mercado, integração da gestão de riscos nos processos organizacionais, recursos, comunicação e consulta.

26/04 | Módulo 2 – Implementação da Gestão de Riscos 

  • Identificação de riscos: conceitos, impacto e o risco nos sistemas de gestão (Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança, Governança e Relacionamento Comunitário).
  • Análise de riscos: contexto interno e externo, avaliação, análise, determinação de estimativas de probabilidades e sensibilidades.

27/04 | Módulo 3 – Processo de Avaliação

  • Avaliação: limites de tolerância, critérios de risco, níveis de avaliação, desafios para uma avaliação no contexto ASG (ESG).
  • Técnicas do processo de avaliação de risco: seleção de técnicas, classificação e pontos fortes e fracos das principais técnicas de avaliação de riscos.

28/04 | Módulo 4 – Tratamento, Monitoramento e Análise Crítica

  • Tratamento de riscos: determinação de tolerabilidade e análise do tratamento de riscos em direitos humanos.
  • Monitoramento e análise: premissas, responsabilidades, registro, rastreabilidade e reporte.

Facilitadora

Dilma Pimentel

 

Doutora em Engenharia Civil, mestre em Sistema Integrado de Gestão pela UFF, especialista em Gestão Sustentável, Gestão Estratégica e Educação. Bióloga pela Universidade Santa Úrsula.  

Atua como consultora nas áreas de Gestão Integrada, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, em especial na implementação de sistemas de gestão QSMSRS e elaboração de programas de integridade e planejamento estratégico sustentável.

 

 

 

 

 

Investimento

R$ 1.250 – parcelados em até 3x no cartão de crédito

Os módulos não poderão ser vendidos separadamente

Participação via CPF e CNPJ

Formas de pagamento: boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito via PagSeguro

Benefícios para empresas associadas

Categoria Institucional 

20 vagas em cursos: inscrição gratuita para 20 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos realizados em 2022, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos. 

Desconto de 75% para demais participantes.

Categoria Vivência  

17 vagas em cursos: inscrição gratuita para 17 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos realizados em 2022, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos. 

Desconto de 75% para demais participantes.

Categoria Essencial    

10 vagas em cursos: Inscrição gratuita para 10 colaboradores nos cursos, workshops e/ou eventos realizados em 2022, levando em consideração a quantidade total de cursos, workshops e eventos oferecidos pelo Instituto Ethos.

Desconto de 25% para demais participantes.   

Categoria Conexão

Desconto de 15% para todos os participantes. Não possui inscrição gratuita para colaboradoras e colaboradores.

*Consulte condições: [email protected]

Certificado

Será disponibilizado certificado eletrônico de participação aos alunos que obtiverem frequência mínima de 90% da carga horária total do curso. Os certificados serão enviados aos participantes por e-mail em formato eletrônico (PDF).

Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]

Inscreva-se

Saiba Mais

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.