NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Guia dá dicas para práticas sustentáveis no dia a dia

16/07/2014

Compartilhar

Desenvolvido pelo Grupo Sanofi, em parceria com o Instituto Akatu, o Guia Consumo Consciente e Saúde está disponível no website da empresa.      

Colocar a sustentabilidade em prática no cotidiano e estimular por meio de atitudes simples que a população aja de maneira sustentável em casa, no trabalho e na sociedade para auxiliar na preservação dos recursos naturais e contribuir com uma vida com mais saúde e bem-estar. Esta é a proposta do Guia Consumo Consciente e Saúde, publicação produzida pelo grupo farmacêutico Sanofi, em parceria com o Instituto Akatu, organização não governamental dedicada ao consumo consciente e a estilos sustentáveis de vida.

Além de estar disponível na internet, o guia é distribuído gratuitamente em lojas específicas da rede Raia Drogasil em todo o Estado de São Paulo.

“A publicação mostra que sustentabilidade não é um tema complexo e traz ao leitor dicas simples e práticas sobre como favorecer a vida no planeta sem mudar radicalmente seus hábitos e sua rotina. Ser sustentável resulta em mais saúde e bem-estar”, diz Carolina Wosiack, gerente de Desenvolvimento Estratégico da Sanofi e responsável pela coordenação do guia.

A iniciativa está alinhada com as diretrizes de responsabilidade social corporativa do Grupo Sanofi, uma empresa comprometida com práticas sustentáveis inseridas na estratégia do seu negócio para melhorar o acesso da população à saúde.

Com conteúdo leve, formato colorido e fácil manuseio, o Guia Consumo Consciente e Saúde se divide em três grandes blocos: “Consciência à Mesa”, com sugestões para uma alimentação saudável e econômica e para a redução do desperdício; “Saúde para Todos”, que aborda desde os cuidados na administração de medicamentos até a importância da atividade física; e “Ações para um Mundo Melhor”, ressaltando a importância do descarte correto dos diferentes tipos de resíduos e as possibilidades de reciclagem.

Dicas simples e práticas

Entre as sugestões do guia está, por exemplo, o descarte de medicamentos vencidos ou não usados, que não devem ser jogados na lixeira da cozinha, no vaso sanitário ou na pia do banheiro. Algumas redes de farmácias, supermercados e postos de saúde de determinados Estados aceitam e encaminham os remédios vencidos e as sobras para local adequado. Quem quer saber se isso já acontece em sua cidade deve informar-se na Secretaria Municipal de Saúde. Diversas cidades do Brasil também contam com pontos de entrega voluntária (PEV) de medicamentos, que podem ser verificados no site do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

O guia também traz dicas simples sobre como adotar hábitos saudáveis à mesa, formas de separar o lixo reciclável do orgânico e sugestões para planejar melhor as refeições e evitar o desperdício de alimentos, entre outras.

“O lançamento do Guia Consumo Consciente e Saúde é uma importante contribuição para a construção de estilos mais sustentáveis de vida. Segundo a pesquisa ‘Rumo à Sociedade do Bem-Estar’ do Instituto Akatu, dois terços dos brasileiros consideram que estar saudável e/ou ter uma família saudável é o elemento mais necessário para a felicidade, seguido do convívio social (60%) e da qualidade de vida (36%)”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Para o vice-presidente de Operações da Droga Raia, Renato Raduan, apoiar a distribuição desse guia reforça o compromisso da empresa em promover a sustentabilidade no seu negócio. “Nossa empresa está engajada na implementação e apoio a várias iniciativas sustentáveis que contribuem para levar informação e ampliar a conscientização da população sobre o tema”, diz Raduan.

Iniciativa Voluntária com o Ministério do Meio Ambiente

O lançamento do Guia Consumo Consciente e Saúde faz parte das metas estabelecidas pela Sanofi por meio da Iniciativa Voluntária, acordo assinado com o Ministério do Meio Ambiente para incentivar melhores práticas ambientais no setor farmacêutico. Pelo acordo, a empresa busca estimular a educação para a cidadania ambiental e para o consumo consciente, promover o ecodesign de seus produtos, quando possível, e minimizar os impactos ambientais de suas ações promocionais.

Assinado em 2013, o acordo estabelece a realização de várias iniciativas pela Sanofi, como o lançamento deste guia e o programa Frota Consciente, criado em 2012 com o objetivo de estimular a utilização do etanol em substituição à gasolina nos carros de sua força de vendas. Em 2013, a Sanofi Farma, a maior operação do Grupo Sanofi, atingiu a meta de 70% de abastecimento com etanol na frota de sua força de vendas.

A Iniciativa Voluntária com o Ministério do Meio Ambiente também estabelece a realização de eventos sustentáveis. Hoje, a empresa disponibiliza estandes com madeira certificada com o selo FSC, utiliza cenografia montada box-truss (treliça de metal) e realiza coleta seletiva em cem por cento dos estandes. Na parte social, a empresa também vem promovendo acessibilidade aos seus estandes com a montagem de rampas de acesso.

O Grupo Sanofi Brasil está presente no país há mais de 50 anos, por meio de suas cinco empresas: a Sanofi Farma, a Sanofi Pasteur (divisão de vacinas), a Medley, a Genzyme e a Merial.

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.