NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INSTITUCIONAL

Guia para empresas “Enfrentando a Pandemia com Responsabilidade Social” já está disponível

Documento foi lançado em webinar e permite consulta virtual gratuita

05/06/2020

Compartilhar

O webinar de lançamento do “Enfrentando a Pandemia com Responsabilidade Social: Guia para Empresas” foi transmitido pelo canal do Ethos no YouTube e ainda pode ser acessado. O lançamento foi realizado pelo Instituto Ethos e pela Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com o IBGC, Transparência Internacional, participação da Alliance for Integrity e apoio técnico da Covid-Radar, contando com a participação de convidados que abordaram os temas que constam no documento, que está disponível em formato online e gratuito na plataforma Covid-Radar.

Na abertura do encontro virtual, os realizadores destacaram as motivações e a importância do guia frente ao contexto atual, na perspectiva de como as empresas podem responder aos desafios e superar o momento, pensando no processo de retomada. “O Guia para Empresas é uma contribuição para o enfrentamento dessa crise profunda, que é econômica, sanitária e política” observou Caio Magri, diretor-presidente do Ethos. “Tenho ouvido muitos especialistas europeus falarem de uma retomada verde. No Pacto Global estamos adotando que a retomada deverá ser verde e íntegra”, destacou Carlo Pereira, do Pacto Global.

Pensado com o objetivo de apoiar empresas e servir como instrumento para ações empresariais voltadas à preservação da saúde pública de maneira responsável e transparente, sob a ótica da responsabilidade social, considerando questões de direitos humanos, integridade e governança corporativa, o guia de recomendações “é um documento ‘vivo’, o que não esgota os esforços em continuarmos pensando e elaborando novas recomendações em conjunto com as empresas”, enfatiza Scarlett Rodrigues, analista de Projetos do Ethos.

A fim de estreitar esse diálogo com as empresas, “webinars temáticos serão realizados dando seguimento a disseminação sobre o conteúdo do guia”, como apontado pela coordenadora de Projetos de Integridade do Ethos, Paula Oda, sendo fundamental a atuação coletiva para aprimoramento do material.

Direitos Humanos

No que tange a agenda de direitos humanos, a coordenadora de Projetos de Direitos humanos do Ethos, Sheila de Carvalho, apontou que “é importante observar os impactos da pandemia de forma interseccional”. Segundo Sheila, “há uma perversidade em violações de direitos” no atual cenário. E, Magri destaca que o guia para empresas deve ser observado “pela capacidade de como podemos ser mais transparentes e efetivos na agenda de direitos humanos, mesmo em momentos como esse”.

Integridade

Carlo Pereira chamou atenção sobre como “é assustador que em crises como a que estamos vivendo, pessoas se aproveitem para realizar ações de corrupção” e Ana Aranha, também do Pacto Global, falou sobre os riscos aos quais estamos expostos nesse sentido: “Entendemos que o momento pede ações rápidas, mas isso não quer dizer permitir violações de integridade e direitos humanos.”

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: Pexels

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.