NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Indicadores Ethos-REIS é lançado com objetivo de ampliar as boas práticas de inclusão de PcDs

27/04/2018

Compartilhar

Webinar relacionado ao tema acontece no próximo dia 16 de maio

Foi lançado na manhã desta quinta-feira (26), o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, fruto de uma parceria do Instituto Ethos com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), composta por mais de 100 empresas. Uma iniciativa que conta com o patrocínio da Accenture, EY, JLL, TozziniFreire Advogados, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian, MC Donald’s e IBM.

“Este é um momento de emoção porque é resultado do trabalho e da dedicação de um grupo muito comprometido com essa agenda. Finalmente chegamos ao lançamento do  guia temático, que, mais do que uma ferramenta de avaliação, é um instrumento potente de transformação”, avaliou Ana Lúcia de Melo Custodio, gerente executiva de Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto Ethos.

O Guia Temático é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão que auxilia as empresas com orientações para que evoluam em suas práticas e na gestão da diversidade. O guia específico para inclusão dos profissionais com deficiência “nasce com o olhar voltado sobre os desafios para inserção, mas também quanto à possibilidade de trajetória e ascensão das pessoas com deficiência nas empresas”, destaca Ana. Um proposito pautado no atual cenário que segundo o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, conta com apenas 2% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários e alarmantes 0,41% ocupando funções gerenciais. “Estes indicadores vão nos dar um panorama sobre como a inclusão vem sendo realizada e vão apoiar as empresas a progredir e a dar mais qualidade a suas práticas”, expôs a gerente do Ethos.

Na ocasião, o guia temático foi apresentado destacando-se a possibilidade de análises comparativas entre as empresas respondentes, a confidencialidade e o fato da ferramenta contemplar os cinco compromissos do Pacto pela Inclusão da Rede Empresarial de Inclusão Social.

O processo de elaboração do Guia durou um ano e meio e, dentre as etapas, contou com oficina com pessoas com deficiência e rodadas de discussão nas Conferências Ethos, além de consulta pública para elaboração do questionário e workshops para validação do documento. “A formatação desse guia temático foi feita de forma participativa. Em março de 2017, um total de 180 pessoas com deficiência participaram da base da construção dessa ferramenta. Seguimos a máxima ‘nada sobre nós, sem nós’”, evidenciou Ivone Santana, membro do grupo diretor da REIS.

Sobre o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência

Composto por 12 indicadores para o autodiagnostico das respondentes, o guia temático possui perguntas que lançam luz sobre práticas que as empresas podem adotar para incluir e, principalmente, dar mais qualidade aos processos de inclusão. Por meio do Guia Temático será possível ter um panorama de como as empresas estão incluindo as pessoas com deficiência, se estão favorecendo a acessibilidade em suas instalações e em que nível; se priorizam o uso do conceito de desenho universal para instalações, serviços e produtos; se estabelecem parcerias com instituições com o propósito de integrar social ou profissionalmente as pessoas com deficiência; se os gestores estão sendo capacitados para atuar de forma inclusiva com os profissionais com deficiência que serão a eles subordinados, entre outras questões.

Como forma de aprofundar o conhecimento sobre o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência participe do webinar: Inclusão da pessoa com deficiência, uma oportunidade para as empresas, gratuito e online, que irá se realizar no dia 16 de maio, das 11 às 12 horas. Inscreva-se aqui.

Conheça o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência aqui.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.