NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS DIREITOS HUMANOS

Iniciativa sobre Trabalho Decente em Plataformas Digitais lança consulta pública

14/10/2021

Compartilhar

Interessados poderão contribuir com Carta Compromisso até o dia 22/10

O Instituto Ethos, provocado pela conjuntura atual e por suas empresas associadas, convida as empresas líderes de plataformas digitais para dialogar e construir uma iniciativa inovadora com o objetivo de promover o trabalho decente, com base no conceito formalizado pela Organização Internacional do Trabalho – OIT (1999), nesse novo modelo de negócio.

A proposta é uma ação coletiva que visa gerar um pacto/carta compromisso que sinalize princípios, valores e medidas concretas a serem adotadas pelas empresas e, ao mesmo tempo, que dialogue com a sociedade de forma transparente e inclusiva para construir soluções e alternativas para esses trabalhadores.

O objetivo é aprimorar a relação público-privada nessa temática, articulando diversos segmentos, para desenvolver soluções conjuntas que garantam e ampliem a segurança e a saúde no trabalho, proteção e seguridade social, com vistas à redução da desigualdade, e tornem mais justas as novas relações de trabalho entre o segmento de plataformas digitais.

O projeto que visa adequar o conteúdo de trabalho decente à existência desse novo ambiente de trabalho compartilhado, entendendo que é importante convidar organizações engajadas na temática para dialogar a respeito do tema.

Consulta pública

Com o objetivo de coletar das partes interessadas as impressões e comentários sobre o tema, sua importância e aspectos específicos, foi aberto um processo de consulta pública a respeito da minuta da Carta Compromisso de Trabalho Decente em Plataformas Digitais. Diferentes percepções sobre o tema e sobre o conteúdo são fundamentais para tornar esse processo mais participativo, inclusivo e coeso.

Participe da consulta, que ficará aberta entre os dias 08 e 22/10/2021.

Atualização: a data de participação foi prorrogada até 29/10/2021. Participe!

Saiba mais sobre a iniciativa.

Foto: Adobe Stock

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.