NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Instituto Carrefour é lançado, com fórum sobre diversidade e inclusão

20/03/2015

Compartilhar

Em 2015, organização captará cerca de R$ 24 milhões destinados a projetos de enfrentamento da discriminação e diminuição das desigualdades sociais

Na manhã desta quinta-feira (19/3), foi lançado em São Paulo o Instituto Carrefour, que tem como objetivo promover o diálogo entre empresas, organizações da sociedade civil e governos para o desenvolvimento de programas conjuntos de inclusão socioeconômica e enfrentamento da discriminação, além de valorizar a diversidade do nosso país.

Para marcar a data, o instituto promoveu o “I Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão”, que contou com a presença de representantes das iniciativas pública e privada para debater os desafios da formulação e implementação de políticas de inclusão no ambiente de trabalho.

A programação do fórum incluiu uma palestra com a psicóloga, psicanalista e doutora em filosofia Viviane Mosé, além de painéis com a participação de Giovanni Harvey, secretário executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Maurício Pestana, secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo,  José Luiz Rossi, CEO da Serasa Experian, Laís Abramo, diretora da OIT Brasil, Roger Ingold, CEO da Accenture, e Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Em sua fala, Abrahão destacou que as empresas brasileiras têm avançado muito lentamente na promoção da igualdade racial em seus quadros funcionais. “Vemos poucas empresas aproveitando as oportunidades que existem para que esses talentos sejam mais bem aproveitados”, afirmou.

Para ele, a inclusão não virá naturalmente, pois o racismo estrutural existente na sociedade brasileira coloca barreiras que só podem ser superadas por meio de ações voltadas para essa finalidade – as ações afirmativas –, com o estabelecimento de metas e acompanhamento dos resultados. “É preciso investir continuamente na promoção da igualdade de oportunidades e incorporar a valorização da diversidade na cultura organizacional, transformando a empresa num ambiente que acolha as diferenças e valorize os seus talentos, tendo em vista o melhor desempenho dos negócios e as transformações que queremos na sociedade, com igualdade de oportunidades para todos e todas”, disse.

O evento contou ainda com a presença do CEO do Grupo Carrefour Brasil, Charles Desmartis, que participou de um painel sobre o papel da iniciativa privada na implementação de políticas inclusivas. “O Grupo Carrefour tem compromisso com a valorização da diversidade. Investimos constantemente em projetos e ações que promovam a inclusão e o respeito aos direitos humanos. Tenho certeza de que as discussões deste fórum contribuirão para a evolução de políticas de inclusão no ambiente de trabalho”, destacou Desmartis.

Ao longo de 2015, o Instituto Carrefour irá investir cerca de R$ 24 milhões, que serão destinados a projetos para promoção da diversidade e da igualdade socioeconômica. Esse montante é composto por recursos do próprio Grupo Carrefour Brasil, da Fundação Internacional Carrefour e provenientes de leis de incentivo.

O instituto irá direcionar recursos para projetos ligados a três eixos centrais de atuação: inserção no mercado de trabalho, geração de renda e educação para a inclusão, sempre privilegiando projetos que atuem com segmentos historicamente discriminados.

“A missão do Instituto Carrefour é promover e apoiar ações e iniciativas que valorizem a diversidade do nosso país. Acreditamos que promover o respeito aos direitos humanos é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade”, afirmou Paulo Pianez, diretor do Instituto Carrefour e de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.