NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS MEIO AMBIENTE

Instituto Ethos apresenta Declaração do Recife na COP25

Documento apresenta compromissos do Brasil para combater a mudança climática

02/12/2019

Compartilhar

Após o governo federal, alegando falta de condições financeiras, se recusar a sediar a COP 25, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019, ainda no final do ano passado, o Chile apresentou sua candidatura e sediaria o evento. No entanto, o governo do Chile desistiu de receber a COP por conta das manifestações que estão acontecendo no país desde outubro a respeito da situação econômica que está atravessando. Diante disso, a Espanha se ofereceu para organizar o evento, assim, a COP 25 está marcada para acontecer em Madrid entre os dias 2 e 13 de dezembro.

Diante disso, a Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), que aconteceu entre os dias 6 e 8 de novembro no Recife, iniciou uma importante articulação com empresas, governos, sociedade civil e academia para ressaltar o compromisso brasileiro com a agenda do clima apesar das ações e posicionamento do governo federal nessa pauta.

A CBMC ajudou a fortalecer uma ação coletiva nesse sentido que possibilitou a participação do Instituto Ethos, alguns parceiros e correalizadores do evento na COP 25, inclusive integrando alguns side events que acontecerão em Madrid.

Caio Magri, diretor-presidente do Ethos, estará presente no evento em Madrid para participações ativas do Instituto em três atividades paralelas ao evento, falando sobre a experiência, resultados e lições aprendidas aqui no Brasil com a CBMC, além de apresentar a Declaração do Recife, que reforça o engajamento de diversos atores da sociedade brasileira, que permanecem comprometidos com a agenda de descarbonização do Brasil.

“É muito importante levarmos a experiência da CBMC e compartilharmos as vivências do que presenciamos aqui no Brasil com todo o mundo. A Declaração do Recife é um movimento que representa a união de diferentes atores sociais em prol de um único objetivo: mitigar os riscos do aquecimento global, que requerem ações urgentes e de todxs”, avalia Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

Dessa forma, o Ethos estará representado em um evento global, debatendo e ressaltando o compromisso brasileiro em temas importantes que permeiam a agenda do clima, o Acordo de Paris, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Confira abaixo a agenda das participações do Instituto Ethos na COP 25:

07/12/2019 – CBMC: A Brazilian Coalition for Climate Action
Organizador: Instituto Ethos e parceiros
Horário: 14h
Local: Espaço iCS

10/12/2019 – CBMC: A A Brazilian Coalition for Climate Action
Organizador: Instituto Ethos e Itaipu
Horário: das 9h30 às 10h45
Local: UNDESA

12/12/2019 – CBMC: A A Brazilian Coalition for Climate Action
Organizador: Instituto Ethos e parceiros
Horário: 15h
Local: IFEMA

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Unsplash

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.