NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Ethos e REIS desenvolvem indicadores para auxiliar empresas na inclusão de pessoas com deficiência

01/12/2017

Compartilhar

Consulta pública do novo questionário tem início em dezembro

As empresas têm, cada vez mais, se conscientizado quanto à necessidade de que o ambiente corporativo precisa ser mais plural e diverso. A diversidade de gênero, raça, orientação sexual e de Pessoas com Deficiência (PcDs) são extremamente benéficos para o universo empresarial. A fim de auxiliar a empresas nesta demanda social, uma parceria do Instituto Ethos com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), composta por mais de 100 empresas, ONGs e instituições públicas, irá lançar em 2018 o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O Guia Temático é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão, com orientações para as empresas evoluírem em suas práticas e na gestão da diversidade. O guia específico para inclusão dos profissionais com deficiência visa mudar a realidade do mercado de trabalho. Segundo o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, as pessoas com deficiência ocupam 2% do quadro de funcionários, 0,64% do quadro executivo e apenas 0,41% das funções gerenciais.

“A inclusão de pessoas com deficiência nas empresas é um processo que precisa ser pensado além da Lei de Cotas, além de um mero cumprimento da lei para evitar punições. Deve ser pensada como uma forma de aprendizado, de inclusão e de promoção da diversidade nos ambientes de trabalho, resultando em mais oportunidades tanto para os PCDs quanto para as empresas”, avalia o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.

“Para nós da Rede Empresarial de Inclusão Social, a parceria com o Instituto Ethos na construção do Guia Temático é muito aderente ao seu propósito e representa um marco para que a inclusão seja, de fato, incorporada na cultura organizacional das empresas”, analisa Eliane Raniere, do grupo diretor da REIS.

No processo de elaboração do Guia, no dia 1º de dezembro acontece um Workshop de validação do documento. Entre os dias 5 de dezembro e 19 de janeiro será realizada a Consulta Pública, pela qual todos os interessados poderão opinar sobre a composição do questionário.
Acesse aqui a versão preliminar dos Indicadores Ethos-REIS.
Acesse aqui o questionário da consulta pública.

 

Por Rejane Romano, do Instituto Ethos

Foto: EBC

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.