NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

INDICADORES ETHOS

Instituto Ethos lança indicadores ASG para avaliar e classificar empresas

A ferramenta de gestão empresarial incorporou normativas internacionais e vai gerar parâmetros latino-americanos em parceria com entidades regionais

06/07/2022

Compartilhar

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização da sociedade civil que tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável para a construção de uma sociedade justa, ética e sustentável, em parceria com o Instituto Argentino de Responsabilidad Social Y Sustentabilidad e com a Fundación PROhumana, do Chile, lançou seus novos indicadores para a gestão Ambiental, Social e de Governança (ASG). No dia 1º de julho, a edição 2022 dos Indicadores Ethos será apresentada na Conferência Sustainability Week, promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Miami (Flórida/EUA).

“Os desafios para os países da América Latina são os mesmos, mas são de intensidade e de urgência diferentes. O que muda de um país para o outro é o grau em que cada um se encontra. Por mais que o Brasil seja uma das dez maiores economias do mundo, está entre os três piores em desigualdade de renda, segundo as Nações Unidas”, diz Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos. As empresas têm um papel muito importante nas mudanças que devem ser feitas e a nova versão dos Indicadores Ethos apresenta três dimensões: governança, social e ambiental, com 12 temas principais e 45 indicadores. Em cada uma das dimensões, há 15 indicadores. “Convidamos as empresas a participarem da avaliação e, aquelas que ainda não utilizam ferramentas de gestão ASG, poderão contar com a ajuda do Ethos e de seus parceiros para iniciar esse processo”.

A partir do momento em que há uma avaliação e a divulgação dos resultados, as empresas fazem mudanças mais significativas em suas ações. “Acreditamos que apenas a autoavaliação não move todas para a mudança que deve ser feita. Apenas algumas, que têm como meta da alta gestão, o fazem. E ainda são poucas”, afirma Ana Lucia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos e coordenadora do projeto de mudança dos indicadores ASG.

No Brasil existem milhares de empresas e as discussões de sustentabilidade e responsabilidade social são restritas a um grupo de apenas centenas delas. Outro objetivo de reformulação dos indicadores Ethos ASG foi criar um canal de diálogo com empresas que ainda não estão se desenvolvendo e aplicando ferramentas de gestão ASG. “Para aquelas que estão em estágio mais avançado, a divulgação da avaliação em forma de um rating ajudará a reconhecer sua liderança no processo e atuação de forma estratégica nas práticas ASG”, diz Ana Lúcia.

Para conhecer melhor os novos indicadores Ethos ASG, é possível baixar um e-book com todos os detalhes. O autodiagnóstico é voluntário e permite mapear as práticas concernentes aos indicadores e a seus temas específicos, assim como o processo de formalização, por meio de um questionário com respostas binárias (“sim” ou “não”) e a seleção de um estágio evolutivo de gestão, que consideram cinco opções: “Complementar e/ou tratamento Inicial”, “Iniciativas e práticas”, “Políticas, procedimentos e sistemas de gestão”, “Eficiência” e “Protagonismo”. Após a autoaplicação dos Indicadores Ethos, a empresa obtém um relatório de desempenho, que permite conhecer sua situação atual em relação aos padrões vigentes e desenvolver ou fortalecer um plano estratégico.

Outra novidade dos novos indicadores Ethos ASG é a verificação externa independente dos questionários preenchidos, a ser feita por representantes indicados pelo Ethos, com a concordância das participantes. O objetivo é acompanhar a evolução das empresas e o estabelecer um padrão público para reconhecer a transparência, os melhores desempenhos e as melhores práticas, ou seja, criar uma classificação para visibilidade externa.

Os principais benefícios para a empresa que realizar a avaliação dos novos indicadores Ethos serão o conhecimento das questões que fazem parte da gestão integral com critérios ASG, a gestão da cadeia de valor com o monitoramento de informações estratégicas, a referência interna, nacional e regional e a verificação e o reconhecimento das práticas por meio da apresentação de evidências (serviço adicional ao autodiagnóstico).

Os novos Indicadores Ethos ASG estão em conformidade com normativas internacionais, conferindo uma concepção mais abrangente e global aos Indicadores. Entre as normativas observadas estão as Diretrizes OCDE para Empresas Multinacionais, os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos (POs/ONU), GRI Standard, ISO 26000 e Measuring Stakeholder Capitalism: Towards Common Metrics and Consistent Reporting of Sustainable Value Creation. Esse projeto foi desenvolvido com o apoio do Fundo Conduta Empresarial Responsável na América Latina e Caribe, da União Europeia.

Por: Analítica Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Ethos
Foto: Freepik

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.