NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Instituto Ethos participa de congresso sobre mobilidade urbana

12/11/2014

Compartilhar

Ferramenta contribui para avanço na gestão das empresas de ônibus

Entre os dias 5 e 7 de novembro, aconteceu, no Rio de Janeiro, o 16º Etransport, maior congresso sobre mobilidade urbana do Brasil. O Instituto Ethos esteve presente no dia 6, representado por Caio Magri e Juliana Soares.

Caio Magri participou de três painéis: “A Relevância da Gestão Responsável para a Sustentabilidade do Negócio”, “Promoção da Integridade e Combate à Corrupção” e “Atuação em Rede: Fator Estratégico para Gerar Valor e Resultados Sustentáveis para o Negócio”.

No painel “A Relevância da Gestão Responsável para a Sustentabilidade do Negócio”, Magri contou a história do Instituto desde sua fundação e apresentou os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis.

A gerente de Responsabilidade Social da Fetranspor, Márcia Vaz, contou que os 5 sindicatos e as mais de 200 empresas ligados à entidade se envolveram no preenchimento dos indicadores.

“Percebemos a necessidade de evolução na gestão do setor”, comentou Márcia. “Os Indicadores Ethos contribuem para essa evolução, por isso estamos estimulando sua aplicação”, finaliza.

Vaz comenta que as empresas de ônibus e sindicatos precisam e têm buscado evoluir nessa área, para que todas as partes, inclusive a ponta, o cliente, o povo, possam sentir essa melhoria. “Claro que não é só a responsabilidade das empresas, também dos governos e gestões públicas e privadas. Com os indicadores, esses papéis ficaram mais claros, possibilitando estimular esse cenário de evolução. Por isso procuramos, desde 2013, abraçar esse processo dos Indicadores Ethos, através de oficinas, encontros, vídeos aulas, que contribuíram bastante na multiplicação dessa discussão dentro das empresas e da Fetranspor”.

A gerente afirma que a Fetranspor pretende continuar esse ciclo no próximo ano. “Muitas empresas do nosso setor, agora, estão sendo apontadas pelo Instituto Ethos como casos bem sucedidos, estão se tornando cases”, conta. Segundo Vaz, um dos resultados positivos foi a melhor consciência do próprio sistema interno da empresa, com suas áreas, que passaram a ter maior e melhor contato e contribuições entre si.

“Após o preenchimento, realizamos uma oficina com todas empresas e sindicatos que participaram dos Indicadores, para olharmos para o resultado dentro da realidade de cada um, e do sistema como um todo, e percebermos os pontos críticos, pensarmos em melhorias, o que era preciso priorizar, e isso foi muito importante. Um dos temas prioritários é o combate à corrupção, e estamos utilizando todas oportunidades e canais para levar a todos, e para sociedade, toda essa discussão sobre gestão responsável”, afirma Márcia Vaz.

Os Indicadores Ethos são um sistema em constante evolução, avançando e se desenvolvendo por meio do diálogo e da percepção das complexidades e necessidades dos países, instituições e empresas parceiras. Ao todo, 3700 empresas já aplicaram os indicadores, sendo que, atualmente, 74% delas estão listadas no ISE Bovespa.

Por Cristina Spera e Letícia Paiva, do Instituto Ethos, com informações da Fetranspor

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.