NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Instituto Ethos participa do 7º Congresso Internacional de Compliance

O evento, promovido pela Legal Ethics Compliance, aconteceu em maio

29/05/2019

Compartilhar

O 7º Congresso Internacional de Compliance, promovido pela Legal Ethics Compliance (LEC) – comunidade dedicada à difusão de cultura de compliance – aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio em São Paulo.

O evento é anual e fala sobre os novos desafios com os quais a área de compliance está envolvida, trazendo uma proposta de integração de agendas muito relevantes para as atividades do Instituto Ethos com a relação entre as pautas de integridade e diversidade.

Ana Lucia de Melo Custodio, diretora-adjunta do Ethos, representou o Instituto e integrou o painel “Diversidade e Inclusão” ao lado de Sandra Guida, executiva de Compliance, Governança e Riscos e membro do Conselho Fiscal da Ânima Educação; Luciana Marqueto Miranda, head de Compliance Brasil no JP Morgan; e Auani Cusma de Paula, sócio-diretor da Cusman Editora Especializada e editor da revista LEC.

O objetivo do painel era falar sobre as implicações da disseminação cada vez maior da discussão sobre diversidade e inclusão nas empresas brasileiras e as características das práticas que ainda vêm sendo criadas e implementadas de forma lenta. Os painelistas abordaram a dificuldade em implantar programas eficazes por falta de engajamento da liderança e pela escassez orçamentária dedicada a essa agenda.

“O compliance, enquanto área propulsora da conduta responsável, também deve abarcar a questão da não-discriminação, bem como a relação entre assédio moral e discriminação com base em raça”, ressalta Ana Lucia.

Ana Lucia observou ainda o panorama da diversidade a partir do levantamento para o Guia Exame de Diversidade, realizado com 109 empresas de diferentes setores, abordando os principais desafios nesse sentido: a cultura organizacional inclusiva, a evolução de forma estratégica e interseccional, o estabelecimento de metas para os diferentes recortes de diversidade, e o desenvolvimento da agenda com terceiros (combate à discriminação e promoção da diversidade) e na cadeia de suprimentos (supply chain).

Permeando esses desafios, a diretora-adjunta do Ethos, falou sobre o cenário da diversidade nas empresas com relação a grupos determinados como a falta de maior presença das mulheres em espaços de liderança e nos conselhos de administração, bem como o desafio da equiparação salarial com os homens; a questão do racismo institucional e a relação entre casos de assédio moral e a questão étnico-racial; o desafio (apesar da implementação da lei de cotas) de preparar os gestores para a inclusão com qualidade de pessoas com deficiência nas equipes e da elaboração de planos de desenvolvimento para esses profissionais; e o desafio da inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho.

Dessa forma, a gestão de compliance e da diversidade estão atreladas e passam pelos mesmos entraves na implementação de suas práticas, conforme apontou Ana Lucia: “Assim como o compliance tem o desafio de ir além das normas e regras e garantir a efetividade das ações a partir do comportamento e da cultura, a gestão da diversidade também passa por esses mesmos desafios.”

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: LEC – Legal Ethics Compliance

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.