NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS INTEGRIDADE

Integridade e combate à corrupção são assuntos da Coluna Responsabilidade Social

Caio Magri falou sobre o assunto no último dia 23

27/01/2020

Compartilhar

A agenda da integridade na responsabilidade social de empresas e governos tem sido priorizada pela sociedade, segundo a percepção do diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri. “Há uma realidade interessante nesse sentido, a tomada de consciência e a participação social na busca do controle social do setor público e privado parte de uma sociedade mais preparada e consciente, capaz de tomar decisões que influenciam o poder público e o setor privado”, explica Caio.

Nesse sentido, as empresas que têm histórico de corrupção, têm perdas reputacionais, além das perdas financeiras, o que as levam para outros caminhos, criando indicadores que possam sinalizar uma maior conformidade com a ética e com a transparência, aponta o sociólogo: “É real esse processo de maior consciência, mas ele vem acompanhada de uma mudança na sociedade, então é preciso entender esse momento”.

Caio também falou sobre a colocação do Brasil no ranking da corrupção em 2019, elaborado pela Transparência Internacional: o país ficou em 106º posição, piorando o índice com relação a 2018 e repetindo o mesmo patamar do final do governo Temer. Para Caio, a má colocação, em um governo que foi eleito com um forte discurso de combate à corrupção é resultado da falta de “práticas e medidas concretas para que a população perceba uma mudança efetiva. Assim, fica claro que continuamos tendo um nível de corrupção insustentável, o que é uma contradição, porque há avanço das empresas e da sociedade, mas não vemos o mesmo movimento necessário no setor público”.

“A população é capaz de perceber que, dentro do governo, a prática é descolada do discurso com relação ao combate à corrupção e essa percepção é resultado da incapacidade do governo de lidar com seus problemas de maneira concreta, cirúrgica e efetiva”, segundo Caio, que disse ainda que “precisamos repensar o que queremos com relação a essa pauta”, ao apontar que, por isso, a agenda do Ethos será intensa em Integridade no ano de 2020.

Ouça o programa completo.

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos

Foto: Pixabay

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.