NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

CONFERÊNCIA ETHOS

Liderança indígena fala sobre avanço da Covid-19 em território Yanomami

Dário Kopenawa encerra primeiro dia da Conferência Ethos

29/06/2020

Compartilhar

A forma como a Covid-19 ameaça e já tem afetado as populações indígenas no Brasil é – ou deveria ser –  uma das grandes preocupações neste momento em que o país já tem mais de 1 milhão de contaminados pela doença. Uma situação acentuada pela invasão dos territórios indígenas, causadas em grande parte pelos exploradores que provocam violência, conflitos, destruição e desmatamento.

Para falar sobre essa questão, a Conferência Ethos irá contar com Dário Kopenawa, que assim como o pai, Davi Kopenawa, luta pela preservação e pela vida dos povos da floresta.

Há anos, Dário Kopenawa, denuncia nacional e internacionalmente a invasão das terras Yanomami demarcadas e o mal que o garimpo e outras invasões causam ao seu povo.

A presença do Dário na Conferência Ethos irá nos ajudar a entender como pensar um desenvolvimento próprio para as florestas, pois há 520 anos, os povos da floresta enfrentam a violência, as doenças e a destruição de seus territórios. Por isso, eles são os maiores aliados para a proteção da floresta em pé, da biodiversidade e para conter os avanços das mudanças climáticas.

A live “Saberes, ciência, ética e a grandeza das florestas”, acontece no dia 2 de julho, às 19h30 e contará com a participação de Philip Martin Fearnside, pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus (AM) e colunista da Amazônia Real, além de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) em 2007. A moderação será feita pela coordenadora de Projetos em Meio Ambiente do Ethos, Flavia Resende.

A Conferência Ethos acontece todas as quintas-feiras, de julho a dezembro, no canal do Ethos no YouTube: https://bit.ly/2CENdjB

Sobre Dário Kopenawa 

Filho mais velho de Davi Kopenawa Yanomami, líder conhecido em todo o mundo pela defesa dos direitos do povo Yanomami, Dário segue os passos do pai e começou a atuar na área da educação ainda jovem quando, de 1997 a 1999, se tornou professor em sua comunidade, encabeçando o projeto de educação intercultural bilíngue com grande ênfase na valorização da escrita da língua Yanomami.

Dário assumiu a responsabilidade sobre a escola em sua comunidade e, ao mesmo tempo, se juntou ao conselho de administração da Hutukara Associação Yanomami. Foi um dos participantes no curso de formação dos professores Yanomami desenvolvido pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY).

Esteve em visitas de intercâmbio com outros povos indígenas no Brasil, visitando o Amapá, o Parque do Xingu, o Makuxi e Wapixana, em Roraima e os povos indígenas no Acre. Também fez viagens internacionais para uma série de conferências em escolas e universidades nos Estados Unidos e na Europa.

Atualmente, Dário luta contra garimpeiros invasores na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, e contra a propagação da Covid-19 entre os povos indígenas. Vice-presidente da Associação Yanomami desde 2004, Dário encabeça a campanha “Fora Garimpo, Fora Covid!”, lançada no início de junho para coletar assinaturas e pressionar o governo federal contra a extração ilegal.

Conferência Ethos Virtual 

Esse ano, todas as edições das Conferências Ethos acontecerão juntas em apenas um grande evento virtual e gratuito. O evento se reinventa de acordo com as necessidades do momento atual, assim São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Recife vão se expandir e não teremos barreiras geográficas para debater a sustentabilidade.

As atividades vão acontecer entre os meses de julho e dezembro, com painéis semanais, todas às quintas-feiras, a partir das 15 horas, transmitidos ao vivo através do canal do Ethos no YouTube.

Por: Rejane Romano, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.