NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS CONFERÊNCIA ETHOS

Litigância estratégica um dos temas na Conferência Ethos

Como a sociedade civil pode se articular para ações inovadoras?

26/10/2021

Compartilhar

Em meio a diversas ações para desmontar políticas públicas de meio ambiente e direitos humanos, a sociedade civil tem se unido para fortalecer as políticas públicas entorno dessas agendas. Nesse sentido, a litigância estratégica tem sido frequentemente usada por algumas organizações para fazer frente a esse contexto. Com o intuito de promover o diálogo, a Conferência Ethos convida você para explorar esse tema! O diálogo vai ao ar pelo canal do Instituto Ethos no YouTube.

Mas as atividades não param por aí! A AngloAmerican também marca presença com um painel sobre energia renovável no setor de mineração.

Confira todos os painéis da semana:

26/10 – 15h: AngloAmerican oferece: Autoprodução de energia renovável na mineração

Essa atividade é uma apresentação sobre a atuação da mineradora AngloAmerican para se tornar a primeira unidade do grupo no mundo a ser autoprodutora de energia e que visa atingir a meta de utilizar 100% de energia renovável em suas operações no Brasil até 2022. Cientistas estimam que já atingimos a maior temperatura do planeta dos últimos 120.000 anos, e ela continua subindo. O aquecimento global ocasionado principalmente pela emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento podem causar danos irreversíveis, e ameaçam todas as formas de vida do planeta.

Nesse contexto, como a empresa está trabalhando essa migração, passando de uma matriz energética focada nos combustíveis fósseis para uma com baixa ou zero emissões de carbono, baseada em fontes renováveis? Qual o papel da tecnologia nesse processo? Quais são os desafios? Como podemos agilizar esta transição? Como as ações da AngloAmerican podem influenciar outras empresas do setor?

Participante:
Alfredo Duarte, gerente-geral de Energia & Utilidades na AngloAmerican

28/10 – 15h00: Litigância estratégica na defesa de causas: ações inovadoras para organizações da sociedade civil

O país vive um contexto atual no qual a atuação da sociedade civil organizada é colocada em xeque pelo governo federal. Ao mesmo tempo, em temas como direitos humanos e meio ambiente, observamos muitas violações a legislações nacionais e internacionais provocadas por órgãos públicos, muitas vezes não acompanhadas da devida punição e do cumprimento do papel das instituições democráticas. A litigância estratégica tem sido frequentemente usada por algumas organizações para fazer frente a esse contexto. Que estratégias para defender causas sociais e ambientais a sociedade civil pode utilizar nesse contexto? De que forma as organizações devem ser organizar para isso? Que exemplos bem-sucedidos, nacionais e internacionais, podemos citar?

Participantes:

Juliana Vieira dos Santos – Coordenadora Jurídica e advogada da Rede Liberdade e do escritório RNSJ

Marina Dias – Diretora Executiva do IDDD

Felipe Saboya – Diretor Adjunto do Instituto Ethos (mediação)

 

Acompanhe a Conferência Ethos

Consulte a programação da Conferência no site oficial e acompanhe os painéis ao vivo e gravados no canal do Instituto Ethos no YouTube.

 

Por: Lucas Costa Souza, do Instituto Ethos.

Foto: Pexels.

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.

Usamos ResponsiveVoice - NonCommercial para converter texto para fala.