NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Livro aborda o tema da sustentabilidade para crianças

30/06/2014

Compartilhar

Sensível e tocante, a obra leva crianças e adultos a observar o mundo pelo prisma do respeito às diferenças e da amizade como valor absoluto.

Que as árvores são fundamentais para a vida no planeta é um fato inquestionável, e os fatores são inúmeros. Contudo, tem mais: as árvores, com suas belezas e diferenças, também podem nos ensinar um pouco sobre nós mesmos. Mostrar para as crianças e adultos como isso pode ser feito é a proposta do livro A Lição das Árvores (Editora DSOP). Escrita pelo educador italiano Roberto Parmeggiani, com ilustrações do seu conterrâneo Attilio Palumbo, a obra conquistou grande sucesso em seu país de origem. No Brasil, recebeu recentemente o selo “Melhores Livros” da revista Crescer.

Parmeggiani trabalha com crianças e pessoas com deficiência, realizando oficinas e animações em escolas. Administra sessões de formação para professores, assistentes sociais, educadores e pais que têm de lidar com a diversidade e com a deficiência, em particular.

Para ele, o tema central da obra é o “amanhã”: “Trabalho com educação há muitos anos e, com o passar do tempo, me convenci de que um dos temas centrais é o ‘futuro’. Como o imaginamos? O que queremos construir? Quais os nossos sonhos e como pretendemos alcançá-los? Se eu meditar sobre as respostas a essas perguntas, logo penso em crianças e natureza, tanto separadamente quanto na relação entre elas, pois as crianças e a natureza são o futuro da humanidade”.

O livro conversa com o clássico A Árvore Generosa, do norte-americano Shel Silverstein. Brota do mesmo imaginário em que floresceu a fábula de uma árvore que falava com seu melhor amigo, ensinando a ele a generosidade, o desapego e a amizade que nada quer em troca.

Em A Lição das Árvores, o menino Enrico, personagem central, tem sempre uma pergunta pendurada na ponta do pensamento e fala mais do que a boca. Paola, sua colega de classe, não fala, nenhuma palavra, mesmo quando os outros meninos a provocam ou riem dela.

Assim, Enrico conta com a fala do professor Dino, eterno interlocutor da infância, para compreender o que lhe escapa. Recorrendo à natureza, como faziam os antigos filósofos, o professor desperta o olhar do menino para a beleza da diversidade e a riqueza da convivência com o outro, igual ou diferente de nós. Um livro tocante, que encantará adultos e crianças e os levará a olhar o mundo pelo prisma do respeito às diferenças e da amizade como valor absoluto.

SERVIÇO
Título:
A Lição das Árvores;
Autores:
Roberto Parmeggiani (textos) e Attílio Palumbo (ilustrações);
Editora:
DSOP;
Número de páginas: 56;
Preços: R$ 39,90 (impresso) e R$ 19,90 (versão digital).

CONTATO

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.