NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

Mais um candidato a prefeito de São Paulo assina compromissos com legados da Copa do Mundo

20/09/2012

Compartilhar

O candidato a prefeito de São Paulo pelo PRB, Celso Russomanno, assinou nesta quarta-feira (19/9) os três compromissos do ciclo de eventos Copa, Olimpíadas e Eleições: qual o legado para a sua cidade? na sede da Rede Nossa São Paulo, localizada na zona oeste da capital paulista. Essas atividades foram promovidas pelo Instituto Ethos, pela Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e pela ONG Atletas pela Cidadania e contou com o apoio da Fundação Avina.

Durante os últimos dois meses, candidatos de onze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 foram convidados a assinar três compromissos: o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais; e o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população.

Russomanno é o sétimo concorrente à prefeitura da capital paulista a se comprometer com os três compromissos. Antes dele, já haviam aderido os três compromissos, durante cerimônia realizada no dia 1º de agosto, os candidatos Carlos Giannazi (PSOL), Eymael (PSDC), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Miguel Manso (PPL) e Soninha Francine (PPS).

Com a adesão de Russomanno, dos doze candidatos a prefeito de São Paulo, apenas Anaí Caprone  (PCO), Levy Fidelix (PRTB) e Paulinho da Força (PDT) não assinaram nenhum dos três compromissos. O candidato José Serra (PSDB) já se comprometeu com o Programa Cidades Sustentáveis, porém não assinou o Pacto pela Transparência Municipal e o Termo de Compromisso Cidades do Esporte.

O Cidades Sustentáveis foi entregue ao candidato pelo coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew. O presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, representando o Projeto Jogos Limpos Fora e Dentro dos Estádios, apresentou o Pacto pela Transparência Municipal. Daniela Castro, diretora executiva da ONG Atletas pela Cidadania, entregou a Russomanno o Compromisso Cidades do Esporte.

Conheça mais os compromissos assinados por oito dos candidatos a prefeito de São Paulo:

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os futuros administradores municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos, pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência nos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

 Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento da cultura esportiva, o que propiciará a democratização do esporte, o estímulo ao aumento da atividade física da população, a melhoria do esporte nas escolas e a criação de um Sistema Nacional do Esporte. A meta que se propõe é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional nas Escolas de maneira a atender 100% das escolas municipais, bem como dobrar a prática de atividade física no país até 2022 e também a consolidação de um Sistema Nacional do Esporte.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2020 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.