NOTÍCIAS

Direitos Humanos
Institucional
Gestao Responsavel
Integridade
Ambiental

ETHOS

MEBB passa a participar das reuniões do CGEN

19/08/2013

Compartilhar

O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), do Ministério do Meio Ambiente, confirmou a participação do MEBB como convidado permanente.

Por meio de ofício emitido no final de julho, o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) confirmou a participação do Movimento Empresarial pela Biodiversidade – Brasil (MEBB) como convidado permanente nas suas reuniões.

Órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o CGEN foi instituído em 2001 com a responsabilidade de coordenar a implementação e o aperfeiçoamento de políticas para a gestão do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais a ele associados, sendo incumbido de definir critérios para a concessão de autorizações de acesso e remessa a esse patrimônio e a esses conhecimentos.

É integrado por representantes de 19 órgãos e entidades da Administração Pública Federal, entre os quais nove ministérios, o CNPq, o Ibama, a Embrapa e a Funai, todos com direito a voto. A presidência do órgão é do MMA, hoje representado pelo secretário de Biodiversidade e Florestas, Roberto Brandão Cavalcanti, enquanto a secretaria executiva está a cargo do Departamento de Patrimônio Genético.

Em 2003, visando promover um maior diálogo com a sociedade civil em torno dos temas discutidos pelo CGEN, o MMA decidiu chamar um grupo de dez entidades, organizações e movimentos para participar de suas reuniões na condição de convidados permanentes, com direito a assento e voz: a Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia (Abrabi), a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o Conselho Nacional dos Seringueiros, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), a Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Fboms), o Ministério Público Federal e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O MEBB entra agora no lugar da Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia (Abrabi). A proposta de substituição foi feita pelo próprio presidente da Abrabi, Eduardo Emrich Soares: “Passados quase dez anos de sua indicação, a Abrabi entende que cumpriu sua missão e que seria bem-vinda sua substituição por outra entidade apta a participar dos relevantes debates desse conselho, trazendo novas contribuições. E o MEBB é uma organização à altura dessa importante tarefa”, afirmou Soares, em carta ao presidente do CGEN.

Lançado em 2010, o MEBB é uma iniciativa da Alcoa Alumínio, da Natura Cosméticos, da Vale, do Walmart, do Instituto Ethos e de uma série de entidades e organizações não governamentais. Seu principal objetivo é mobilizar o setor empresarial para a conservação e uso sustentável da biodiversidade e buscar um diálogo com o governo, a academia e demais setores da sociedade para aperfeiçoar o marco legal e regulatório sobre temas como valoração e acesso à biodiversidade, repartição de benefícios, pagamentos por serviços ambientais, inovação tecnológica, pesquisa e outros que influam na maneira como as empresas podem aprimorar seus negócios na direção de uma economia sustentável.

Os representantes dos órgãos e entidades que compõem o CGEN se reúnem uma vez por mês, em Brasília (DF), e atuam com cinco câmaras temáticas de caráter técnico que subsidiam suas discussões. São elas: Procedimentos Administrativos; Conhecimento Tradicional Associado; Repartição de Benefícios; Patrimônio Genético Mantido em Condições Ex Situ; e Acesso à Tecnologia e Transferência de Tecnologia.

A representante titular do MEBB no CGEN será Roberta Jardim, da Milaré Advogados, tendo Bianca Antacli, da Tozzini Freire Advogados, como primeira suplente.

Por Benjamin Gonçalves, do Instituto Ethos

Usamos cookies para que você possa ter uma boa experiência ao navegar.
Ao usar o site você concorda com o uso de cookies.
Para mais informações, por favor veja nossa Declaração de Privacidade.

CONTATO

  • endereçoRua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
  • endereço05415-030 São Paulo - SP
  • endereço* Para correspondências. Estamos 100% em trabalho remoto
  • telefone(55 11) 3897-2400
  • email[email protected]
  • horárioDe segunda a quinta - das 9h às 17h, sexta das 9h às 15h
  • imprensa(55 11) 3897-2416 / [email protected]
  • trabalhe conoscoTrabalhe Conosco

© 2016-2021 Instituto Ethos - Todos os direitos reservados.